Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de outubro de 2015
Dados coletados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que 58.559 pessoas morreram vítimas de homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e ações policiais em 2014 no País. Isso equivale a uma morte a cada nove minutos, em média, no Brasil.
Os números constam do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e revelam um aumento de quase 5% no número de mortes em relação a 2013 (55.878). A taxa, que antes era de 27,8 mortes a cada 100 mil habitantes, agora está em 28,9. Alagoas continua na primeira posição do ranking. A taxa de mortes violentas no Estado foi de 66,5 a cada 100 mil – inferior, no entanto, à registrada no ano anterior (68,9). São Paulo detém o menor índice: 12,7. No Rio Grande do Sul, o índice foi de 22,2.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), locais com índices iguais ou superiores a dez são tidos como zonas endêmicas de violência – todos os Estados estão incluídos nessa classificação. Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública foram obtidos por meio de solicitações às secretariais estaduais da Segurança Pública com base na Lei de Acesso à Informação e por meio de cruzamento de informações disponibilizadas pelos órgãos na internet.
O estudo revelou ainda que apenas um terço das unidades da Federação conseguiu reduzir a taxa de mortes violentas de 2013 para 2014. São eles: Roraima, Alagoas, Paraíba, Minas Gerais, Acre, Distrito Federal, Paraná, Espírito Santo e Goiás. (AG)