Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de julho de 2016
De Norte a Sul do Brasil, milhares de empreendimentos iniciados com o dinheiro público estão parados, sem perspectiva de retomada. Um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que há, pelo menos, 5 mil obras paralisadas no País inteiro, em um total de investimentos de mais de 15 bilhões de reais. Os projetos estão espalhados por vários setores e incluem restauração e pavimentação de rodovias, expansão de ferrovias, escolas, construção de prédios públicos e saneamento básico.
Os prejuízos causados pela paralisação de obras são incalculáveis, afirmam especialistas. Além do transtorno para a população, que não contará com os benefícios dos projetos, a situação representa um grande prejuízo para os cofres públicos, com o inevitável aumento dos custos em uma retomada da obra. Outro reflexo está estampado no crescente avanço do desemprego no País.
Importante indutor de emprego e renda, o setor da construção já demitiu mais de 700 mil pessoas de novembro de 2014 para cá. “A situação piorou muito no último ano. As obras que não pararam estão com ritmo bastante lento”, afirma o presidente da Confederação Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins. No Rio Grande do Sul, 345 municípios estão com obras paradas. (AE)