Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Brasil terá recessão até acertar arestas políticas, diz ex-diretor do Banco Central

Compartilhe esta notícia:

Figueiredo: "As perspectivas de curto prazo são bastante difíceis". (Foto: Reprodução)

O Brasil atravessou recessões pontuais, decorrentes de crises importadas ou domésticas, que mais tarde eram superadas. A atual, no entanto, tem componentes mais resistentes – inflação com juro elevado, falta de previsibilidade, baixa confiança – ligadas às deficiências estruturais da economia brasileira, que precisarão ser atacadas como a reforma da Previdência Social e a desvinculação dos gastos do governo federal.

O quadro é do economista Luiz Fernando Figueiredo, gestor da Mauá Capital e ex-diretor do Banco Central à época da desvalorização do real e da adoção das metas da inflação.

“As perspectivas de curto prazo são bastante difíceis. O que está acontecendo de relevante diz respeito às questões de longo prazo. Um grande fundo soberano me fez a seguinte pergunta: o que garante que o Brasil não vai se tornar uma Venezuela? A diferença é que esses países tiveram um processo de destruição institucional; aqui ocorreu um enfraquecimento, mas as instituições reagiram. São os casos do TCU [Tribunal de Contas da União], da Polícia Federal, da CGU [Controladoria-Geral da União] e do Ministério Público”, disse.

Para o economista, “toda recessão tem um prazo curto e depois volta; não é o caso atual. Passamos a ter uma recessão quase que permanente, estrutural. Precisaremos fazer mudanças estruturais para sair desse ciclo”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

As vendas de veículos novos no Brasil cresceram 23% em janeiro em comparação a um ano antes
O FBI entra em rota de colisão com Donald Trump por causa de um polêmico memorando
https://www.osul.com.br/brasil-tera-recessao-ate-acertar-arestas-politicas-diz-ex-diretor-do-banco-central/ Brasil terá recessão até acertar arestas políticas, diz ex-diretor do Banco Central 2016-01-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar