Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

Brasil “Brasil vive fase de transição”, diz ministro da Fazenda no Fórum Econômico Mundial

Barbosa apontou que a economia brasileira precisa ser preparada para a nova fase da economia global (Foto: Divulgação)

A contração da economia brasileira ocorrida em 2015 e o esperado encolhimento para este ano são uma “fase de transição” para o Brasil, afirmou nesta quinta-feira (21) o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

“Estamos em uma nova fase que sucedeu o boom das commodities, e o Brasil está se ajustando a esse cenário internacional”, disse ele em painel sobre a retomada do crescimento global. Barbosa ressaltou que a economia brasileira se beneficiou muito dos altos preços das commodities na última década – situação que se alterou nos últimos anos.

Esses recursos, afirmou, foram usados para financiar um aumento da rede de proteção social do País. “Isso reduziu a desigualdade no Brasil e contribuiu muito para um ciclo virtuoso de redução da pobreza.” “Nos últimos três ou quatro anos a situação mudou, tanto dentro quanto fora do País, e agora estamos enfrentando o desafio de consolidar as conquistas sociais que fizemos no passado recente e preparando nossa economia para essa nova fase da economia global”, declarou.

Questionado se o Brasil deve viver mais um ano difícil, Barbosa se disse otimista, mas apontou que a economia brasileira precisa ser preparada para a nova fase da economia global, e que isso “requer algumas mudanças estruturais”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Professora foi presa após incentivar seus alunos a brigar dentro da sala de aula
UniRitter abre inscrições para cursos de mestrado e doutorado
Deixe seu comentário
Pode te interessar