Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de novembro de 2023
Na Faixa de Gaza, há 34 brasileiros e familiares aguardando repatriação
Foto: Itamaraty/DivulgaçãoA segunda lista de países autorizados a retirar os seus cidadãos da Faixa de Gaza foi divulgada nesta quinta-feira (2). Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, os brasileiros ainda não foram liberados para atravessar a fronteira para o Egito.
Desta vez, foram autorizadas as saídas de estrangeiros do Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Chade. A maior parte da lista, com 576 nomes, contempla norte-americanos: são 400 no total.
Na Faixa de Gaza, há 34 brasileiros e familiares aguardando repatriação: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito, e outros 16 a 10 quilômetros de distância, em Khan Yunis.
A primeira lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah foi divulgada na quarta-feira (1º) depois que o Catar mediou um acordo entre Egito, Israel e Hamas.
Os primeiros autorizados a deixar a zona de conflito entre Israel e Hamas foram, além de palestinos feridos e membros da Cruz Vermelha e de ONGs, cidadãos da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca.