Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Cabos submarinos de internet vão conectar o Brasil à Europa e aos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Estação em Praia Grande será instalada em um terreno na orla do bairro Mirim. (Foto: Divulgação)

Até 2019, Brasil e Espanha estarão conectados por um cabo submarino de fibra óptica para tornar mais eficiente e segura a troca de dados entre a Europa e a América do Sul. O anúncio foi formalizado na última semana. No Brasil, a estação costeira do equipamento ficará em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

Segundo informações da Telebras, estatal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o cabo terá 10,2 mil quilômetros de extensão e fará uma conexão em Fortaleza (CE). O investimento total calculado é de, aproximadamente, R$ 660 milhões (ou 212 milhões de dólares).

Em um evento ocorrido em São Paulo, em abril, representantes dos dois países ressaltaram que o cabo vai facilitar e tornar mais rápida a troca de dados entre os continentes. Além disso, também vai possibilitar com que as informações tenham mais segurança ao serem processadas na rede.

O cabo é chamado de EllaLink. Não por acaso, uma vez que é resultante da parceria entre a Telebras e a espanhola EulaLink. Segundo a gerente de planejamento, controle e inovação da estatal brasileira, Tatiana de Oliveira Costa, os estudos começaram há cinco anos, mas agora começam a ser concretizados.

“O projeto passou por adaptações. Estamos na fase da captação de recursos, mas estamos certos de que as intervenções (obras) começam ainda em dezembro deste ano, a partir da estação de Praia Grande”, informa. A previsão é que a implantação ocorra em até dois anos, com o sistema já operando.

Em termos práticos, segundo Tatiana, são os usuários da internet é que vão ser beneficiados. “Certamente vão sentir uma diferença, uma vez que a maioria dos dados que saem do Brasil para Europa passam, atualmente, pelos Estados Unidos. A partir do EllaLink, a conexão será direta, sem nenhum intermediário”, explica. (AG)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

A Agência Nacional de Aviação Civil libera o uso de drones no Brasil: será preciso habilitação para equipamentos maiores
Pesquisa realizada pela Câmara Espanhola de Comercio mostrou que apenas 26% dos entrevistados consideram favorável o ambiente de negócios no Brasil
https://www.osul.com.br/cabos-submarinos-de-internet-vao-conectar-o-brasil-europa-e-aos-estados-unidos/ Cabos submarinos de internet vão conectar o Brasil à Europa e aos Estados Unidos 2017-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar