Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2019
O ministro da Educação, Abraham Weintraub é obrigado a comparecer à comissão geral no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (15), às 15h. O ministro terá que explicar aos parlamentares os cortes no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. A convocação do ministro foi aprovada pela Câmara , por 307 votos a 82, nesta terça-feira (14).
O autor do pedido, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), disse que é preciso explicar como será feito o bloqueio dos recursos. “É uma oportunidade para que o povo brasileiro perceba que a Câmara dos Deputados está sensível ao clamor da sociedade, já que amanhã as ruas serão ocupadas por gente preocupada com a cultura e a educação. O ministro vai explicar o corte de 30% das universidades e institutos federais”, comentou o parlamentar.
Antes da votação acontecer, a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) havia declarado que o ministro da Educação está preparado para debater e esclarecer a situação da pasta. “O ministro é preparado para falar sobre o assunto. A convocação não é agradável, mas é do jogo democrático e, se a maioria quiser convocá-lo, ele virá”, afirmou ela.
Apenas os partidos PSL e Novo orientaram seus deputados a votarem contra a convocação.