Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Câmara de Porto Alegre analisa projeto que amplia transparência na fatura de energia

Compartilhe esta notícia:

Pelo projeto, a concessionária deverá comunicar ao consumidor, com 15 dias de antecedência, sempre que a fatura apresentar um aumento atípico. (Foto: EBC)

Serviço transparente

O vereador Marcelo Bernardi (PSDB) apresentou na Câmara de Porto Alegre projeto de lei que prevê a criação do Marco Municipal de Transparência na cobrança de energia elétrica na Capital. A proposta estabelece, entre outros pontos, que a concessionária comunique ao consumidor com 15 dias de antecedência sempre que a fatura apresentar um aumento atípico, definido como 50% acima da média dos últimos seis meses. Em casos de contestação administrativa de valores, o texto proíbe o corte do fornecimento de energia, desde que o usuário quite o valor médio histórico de consumo. Marcelo também propõe que as contas discriminem claramente a leitura real da estimativa, permitindo vistoria técnica sem custo em casos de divergências recorrentes. Para o vereador, as diretrizes devem ampliar a proteção ao consumidor e a segurança jurídica, sem interferir na política tarifária nacional da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Advocacia em alerta

Lideranças da OAB/RS reuniram-se na última semana para alinhar ações de enfrentamento a fraudes contra advogados e assistidos, diante do aumento dos relatos de golpes que atingem profissionais, escritórios e clientes da categoria em todo o país. A articulação tem como foco principal o chamado “golpe do falso advogado”, no qual criminosos portando dados reais de processo se passam por profissionais da advocacia e exigem pagamentos imediatos de taxas ou custas via Pix sob a falsa promessa de liberar valores à vítima. A prática, acompanhada com atenção pelo Conselho Nacional de Justiça, vem ganhando proporções significativas nos últimos anos, impulsionada pela digitalização dos serviços judiciais. Em janeiro, a Ordem gaúcha ajuizou ação civil pública na Justiça Federal contra a empresa Meta, responsável pelo WhatsApp, solicitando medidas efetivas para combater esse tipo de crime.

Fundo do Sul

O deputado estadual Marcus Vinícius (PP) está mobilizando na Assembleia Legislativa a criação de uma comissão especial para acompanhar a Proposta de Emenda à Constituição 27/2023, que prevê a criação do Fundo Constitucional do Sul. Segundo o parlamentar, o colegiado deve monitorar a tramitação da PEC em Brasília e assegurar que o Rio Grande do Sul participe ativamente da modelagem de novos mecanismos de financiamento regional. Marcus argumenta que o Sul e o Sudeste sofrem com uma assimetria histórica, permanecendo excluídos de fundos federais que já beneficiam outras regiões há mais de três décadas. Para o deputado, o fundo é estratégico para financiar infraestrutura e inovação, além de recompor receitas de municípios afetados por crises fiscais e eventos climáticos severos. Se aprovada, a comissão terá prazo de funcionamento de 120 dias, nos quais deve articular o debate com a bancada federal e outras assembleias para fortalecer o pleito gaúcho.

Desembarque seguro

A garantia de desembarque em locais mais seguros durante a noite pode se tornar regra no transporte intermunicipal e metropolitano do Rio Grande do Sul. Em projeto apresentado na Assembleia gaúcha, a deputada Stela Farias (PT) propõe que, entre as 22h e as 5h, motoristas sejam obrigados a parar fora dos pontos fixos, quando solicitado por mulheres (cisgênero, transexuais e travestis), idosos e pessoas com deficiência. A regra deve valer exclusivamente para o itinerário oficial da linha e deve respeitar as normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro. O projeto também assegura o direito a acompanhantes e reforça o respeito à identidade de gênero autodeclarada para o uso do benefício. De modo a viabilizar a adesão, Stela propõe a obrigatoriedade de avisos sonoros ou visuais no interior dos veículos para informar os passageiros sobre esse direito. A matéria aguarda distribuição nas comissões do Parlamento.

Prisão preventiva

A Justiça gaúcha converteu em preventiva a prisão de um homem detido por importunação sexual durante o Carnaval de rua em Arroio Grande, no Sul do Estado. O crime ocorreu na madrugada de sábado (14), em plena passarela do samba, onde o suspeito teria segurado a vítima pelo pescoço e a beijado sem consentimento antes de ser contido por policiais militares. Ao ser abordado, o investigado demonstrou agressividade com chutes e cabeçadas contra a guarnição, além de já possuir histórico criminal recente por violência contra a mulher. O juiz Marcelo Malizia Cabral, Comarca de Pedro Osório, justificou o rigor da decisão destacando que tais atos são intoleráveis, especialmente em meio às atuais campanhas estaduais de proteção feminina. (Por Bruno Laux – @obrunolaux)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Lajeado recebe primeira audiência pública da CPI dos Pedágios
Câmara de Porto Alegre analisa projeto que amplia transparência na fatura de energia
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x