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Porto Alegre Câmara de Vereadores de Porto Alegre protocola pedido de CPI sobre atuação da CEEE Equatorial

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Pelo menos 135 mil pessoas seguem sem luz em Porto Alegre.

Foto: Julio Ferreira/PMPA
Pelo menos 135 mil pessoas seguem sem luz em Porto Alegre. (Foto: Julio Ferreira/PMPA)

Vereadores da base e de oposição ao governo do prefeito Sebastião Melo protocolaram na Câmara Municipal de Porto Alegre o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação do sistema elétrico porto-alegrense e a atuação da concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. Pelo menos 135 mil pessoas seguem sem luz em Porto Alegre. A vereadora Cláudia Araújo (PSD), autora do pedido, entregou nesta tarde o documento ao presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro (PL).

Entre os itens elencados como objeto de investigação, estão o planejamento e a execução do plano de pronta resposta da empresa para religamento do sistema após a ocorrência de eventos climáticos; a composição do quadro de funcionários diretos e contratados da concessionária; o cumprimento do cronograma de manutenção da rede; o estado real estrutural do sistema elétrico de distribuição e fornecimento de energia; e o relacionamento da concessionária com seus clientes.

O pedido de criação da CPI já conta com número de assinaturas suficiente para que a comissão seja instalada.

Transtornos
Quase 48 horas após o temporal, cerca de 400 mil pessoas continuam sem energia elétrica em todo o Estado. Na área atendida pela RGE, 248 mil pessoas ainda estão sem energia. As regiões Central, dos Vales e a Metropolitana enfrentam o cenário mais crítico. E o reestabelecimento completo da rede só deve acontecer no domingo.

E com a falta de luz, vem a falta de água. Cinco das seis estações de tratamento de Porto Alegre já tiveram a energia reestabelecida, mas pelo menos 40 locais, que fazem o bombeamento da água, seguem sem funcionar. Só na Capital, cerca de trezentas mil pessoas estão sem água, e a previsão de retorno à normalidade ainda é incerta. Nas cidades da Região Metropolitana e nas demais regiões do Rio Grande do Sul, a estimativa é de 60 mil pessoas sem água.

O que diz a CEEE

“A CEEE Equatorial informa que já restabeleceu o fornecimento de energia para 78,2% dos clientes afetados pelos temporais desta terça-feira (16/1). A concessionária segue com reforço em suas equipes de manutenção a fim de normalizar os serviços o mais breve possível. Neste momento, 135 mil clientes seguem sem energia em toda a área de concessão, sendo a Região Metropolitana a mais afetada.”

O que diz a Corsan

“O novo boletim de atualizações emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia na manhã desta quinta-feira (18) aponta em torno de 100 mil imóveis mais afetados por desabastecimento na região metropolitana de Porto Alegre. Cabe destacar que todos os grandes centros de produção de água nos municípios atendidos pela Corsan estão operando e o abastecimento vai sendo gradualmente retomado, com tempo maior em regiões mais distantes e pontos mais altos. No momento, as maiores dificuldades estão sendo registradas em Gravataí, com esforços redobrados para acelerar o restabelecimento.

Desde terça-feira (16) à noite, a Corsan trabalha mobilizada em força-tarefa para atenuar os impactos gerados ao sistema de abastecimento de água, em todo o Rio Grande do Sul, após o evento climático que trouxe fortes chuvas e rajadas de vento a diversas regiões do Estado. Muitas estruturas físicas foram comprometidas, mas centenas de colaboradores trabalham incansavelmente para restabelecer o abastecimento à população o mais breve possível.

A Corsan adota medidas emergenciais como a contratação de geradores para suprir a falta de energia elétrica e de carros-pipa para atendimentos emergenciais. Neste momento, estão em operação 79 geradores em 22 cidades de diversas regiões do Estado, número que deve aumentar ao longo do dia.

Equipes da Corsan foram reforçadas e atuam em regime emergencial para prestar o suporte necessário até que a situação seja normalizada. A empresa também se colocou à disposição das operadoras de energia para contribuir com o restabelecimento da normalidade dos serviços.

A situação atualizada do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços pode ser conferida no site https://servicos.corsan.com.br/#/solicitacao/10/”

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