Terça-feira, 07 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Light Rain

Política Câmara dos Deputados aprova projeto que autoriza a telemedicina no País

Compartilhe esta notícia:

A telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância

Foto: Divulgação
Pelo menos seis processos éticos sobre o assunto já estão em andamento. (Foto: Divulgação)

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (25), em sessão remota, um projeto que autoriza o uso da telemedicina durante a pandemia de coronavírus. O texto segue para o Senado.

O projeto foi apresentado por um grupo de deputados e define telemedicina como “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.

O texto diz que a telemedicina poderá ser usada “em quaisquer atividades na área da saúde”. Na justificativa do projeto, os parlamentares argumentam que a situação “crítica e urgente” relacionada à pandemia leva a uma maior demanda do serviço médico.

Por isso, na opinião dos deputados, seria necessário acabar com qualquer requisito burocrático que poderia impedir a atendimento à distância. “O mais importante é assegurar à nossa população a continuidade do atendimento”, dizem os parlamentares no documento.

Segundo o projeto, o médico deverá informar ao paciente “todas as limitações inerentes ao uso da telemedicina, tendo em vista a impossibilidade de realização de exame físico durante a consulta”.

A telemedicina abrange toda a prática médica realizada a distância, independente do instrumento utilizado para a relação com o paciente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Santa Catarina registra a primeira morte provocada pelo novo coronavírus
Bolsonaro inclui atividades religiosas na lista de serviços essenciais em meio ao coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar