Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Câmara dos Deputados aprova projeto que perdoa ou adia parcelas de empréstimos rurais no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

As lavouras no Rio Grande do Sul sofreram grandes prejuízos com as enchentes

Foto: Divulgação
As lavouras no Rio Grande do Sul sofreram grandes prejuízos com as enchentes. (Foto: Divulgação)

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que perdoa ou adia o vencimento de parcelas de financiamentos rurais tomados por empreendimentos localizados nos municípios gaúchos com estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos pelo governo federal em razão das enchentes.

O texto, aprovado na quarta-feira (19), segue para o Senado. As medidas constam no Projeto de Lei 1536/24, dos deputados federais Zucco (PL-RS) e Rodolfo Nogueira (PL-MS). A proposta foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Afonso Motta (PDT-RS).

Segundo o texto, o perdão será para as parcelas vencidas ou a vencer em 2024 relativas a operações de custeio agropecuário, independentemente da fonte de recursos e da instituição financeira.

Esse perdão não implicará devolução de valores a mutuários e não abrange dívidas liquidadas ou amortizadas antes da publicação do projeto como lei. Também estão de fora os valores já indenizados por meio do Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) ou por apólices de seguro rural.

Motta afirmou que as lavouras no Rio Grande do Sul foram condenadas a prejuízos irrecuperáveis. “Em várias localidades, as águas avançaram sobre a produção armazenada, carregaram máquinas e equipamentos, destruíram a infraestrutura produtiva e liquidaram o sistema viário. O cenário é desolador”, declarou.

Zucco ressaltou que mais de 200 mil propriedades rurais foram afetadas no Estado, um terço do total registrado no último censo agropecuário. “Temos pressa, precisamos dar uma resposta aos agricultores gaúchos que clamam por socorro”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Presos criminosos que se passavam por corretores imobiliários e advogados para aplicar golpes no RS e em outros Estados
Inverno começa nesta quinta; saiba o que esperar da nova estação
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-aprova-projeto-que-perdoa-ou-adia-parcelas-de-emprestimos-rurais-no-rio-grande-do-sul/ Câmara dos Deputados aprova projeto que perdoa ou adia parcelas de empréstimos rurais no Rio Grande do Sul 2024-06-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar