Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Câmara dos Deputados aprova suspensão de pagamentos do Fies durante pandemia do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O Fies é o programa de financiamento estudantil para cursos superiores particulares

Foto: Divulgação
O Fies é o programa de financiamento estudantil para cursos superiores particulares. (Foto: Divulgação)

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (28) a votação do projeto de lei que suspende os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) durante a vigência do estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia de Covid-19. A matéria segue para o Senado.

O texto prevê a suspensão do pagamento por dois meses prorrogáveis por mais dois meses. A medida alcançará alunos adimplentes ou com atraso de até seis meses. Deputados de partidos da oposição tentam ampliar a proposta para todos os estudantes que têm o financiamento.

O Fies é o programa de financiamento estudantil para cursos superiores particulares. O projeto de lei prevê a suspensão dos seguintes pagamentos: amortização do saldo devedor; juros incidentes sobre o financiamento; quitação das parcelas oriundas de renegociações de contratos; pagamentos eventualmente devidos pelos estudantes beneficiários e pelas mantenedoras das instituições de ensino superior aos agentes financeiros para saldar multas por atraso de pagamento e gastos operacionais com o P-Fies ao longo dos períodos de utilização e de amortização do financiamento.

O texto-base da proposta foi aprovado pelos parlamentares na semana passada. Na votação desta terça-feira, deputados aprovaram a possibilidade de que os profissionais da área de saúde atuantes no enfrentamento ao novo coronavírus que foram financiados pelo Fies também tenham direito à suspensão do pagamento. Cerca de 800 profissionais devem ser beneficiados com a medida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Rainha Elizabeth II vai discursar no 75º aniversário da rendição nazista
Secretaria da Saúde ouve setor de carnes antes de emitir medidas para prevenir surtos em indústrias gaúchas
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-aprova-suspensao-de-pagamentos-do-fies-durante-pandemia-do-coronavirus/ Câmara dos Deputados aprova suspensão de pagamentos do Fies durante pandemia do coronavírus 2020-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar