Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2025
Presidente da Casa busca melhorias na comunicação após cobranças de parlamentares
Foto: DivulgaçãoA Câmara dos Deputados contratou uma consultoria da FGV (Fundação Getúlio Vargas) para modernizar as redes sociais da Casa. O contrato, assinado no início deste mês, prevê que a Câmara gaste quase R$ 5 milhões com o serviço.
Estudada ao longo dos últimos meses, a contratação faz parte de uma tentativa do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) para melhorar a imagem e a comunicação da Casa.
O cronograma proposto pela FGV prevê: a oferta de treinamentos, mentorias, mapeamento de gargalos, construção de manual para as mídias sociais da Câmara. A consultoria também deve discutir como melhorar a recepção dos conteúdos e a criação de um laboratório para impulsionar a produção audiovisual da Casa.
Melhorias na comunicação da Câmara dos Deputados têm sido cobradas por parlamentares desde a campanha de Hugo Motta ao comando da Casa. O paraibano já se referiu ao pleito como uma das “maiores cobranças” apresentadas por deputados.
Parlamentares reclamam de gargalos nas divulgações de mandato e da ausência de ferramentas para produção de conteúdos. Na Casa, também circulam pesquisas e monitoramentos que apontam uma percepção popular negativa em relação à Câmara.
Deputados avaliam que, em temas polêmicos, como a PEC da Blindagem, as redes institucionais da Câmara não conseguiram alcançar o público, favorecendo o que chamam de uma “narrativa” contra a proposta.
Em setembro, durante um evento do mercado financeiro, o presidente da Câmara chegou a afirmar que a discussão em torno da PEC havia sido “distorcida”. Um dos módulos da consultoria contratada pela Câmara prevê justamente a criação de uma plataforma para monitorar menções nas redes sociais, identificando temas relevantes e a percepção pública em relação à Casa.
A expectativa é que o serviço da FGV se estenda até agosto de 2026. Além da consultoria, a Câmara também terá uma nova política de comunicação, que vai guiar a produção de conteúdo em órgãos da Casa.