Sábado, 19 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2026
O pedido será analisado pela Justiça Eleitoral.
Foto: Vittor Sales/DivulgaçãoA campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (17), direito de resposta contra uma peça de propaganda eleitoral de Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência. O conteúdo foi exibido no horário eleitoral na terça-feira (15), em formato semelhante a um pronunciamento oficial.
Na peça, Flávio Bolsonaro abordou a crise envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e fez críticas ao governo Lula. O senador afirmou que o presidente teria “dividido o seu poder” com o ministro Alexandre de Moraes e associou a situação a uma falta de comando no País.
A representação apresentada pela campanha de Lula contesta as declarações e pede que o direito de resposta seja concedido no mesmo espaço utilizado pelo candidato do PL. Os advogados também solicitaram providências para impedir a repetição do conteúdo.
Segundo a ação, a utilização do formato de pronunciamento oficial poderia levar o eleitor a interpretar a peça como uma comunicação institucional, embora se trate de propaganda eleitoral. A campanha petista também contesta as afirmações feitas no vídeo sobre a relação entre Lula, o governo federal e o STF.
O pedido será analisado pela Justiça Eleitoral. O direito de resposta em propaganda eleitoral depende de decisão do TSE, que avalia o conteúdo questionado e os argumentos apresentados pelas partes.
A representação ocorre durante a campanha para as eleições de 2026. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro.
Flávio Bolsonaro é candidato à Presidência pelo PL e integra a disputa contra Lula, que busca a reeleição. A propaganda eleitoral gratuita é regulamentada pelo TSE e está sujeita a regras sobre conteúdo, identificação dos candidatos e direito de resposta.
A campanha de Lula já havia recorrido anteriormente à Justiça Eleitoral contra declarações de Flávio Bolsonaro em outros espaços de propaganda. Em decisões recentes, o TSE também analisou pedidos de direito de resposta apresentados pela coligação do presidente em razão de peças eleitorais do candidato do PL.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Quando a verdade não pode mais ser dita simplesmente porque pode ofender aqueles que vivem da mentira, podemos acreditar no princípio da queda de uma nação.
Esqueceram do LULINHA E DA SOCIA…OBJETIVO ALCANÇADO.
Porque esse Flávio não vai cuidar do Jair, ele não estava morrendo??
Mas o próprio Gilmar Mendes não disse em 2023 que o crápula só voltou ao poder por causa do stf ???????
https://veja.abril.com.br/politica/gilmar-mendes-diz-que-eleicao-de-lula-se-deveu-ao-supremo/
Cadê os 130 milhões Flávio rachadinha?
Tá com o Jaques Wagner e a esposa de Moraes! 🤣🤣🤣