Terça-feira, 21 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Campanha de multivacinação: em duas semanas, mais de 43 mil doses em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Ofensiva prossegue em todos os postos, até o fim do mês. (Foto: Cristine Rochol/Arquivo PMPA)

Deflagrada no dia 4 de outubro, a Campanha de Multivacinação já contabiliza mais de 43 mil doses ministradas a indivíduos residentes em Porto Alegre. Cerca de 27,5 mil indivíduos se dirigiram aos postos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atualizar a caderneta de imunizações.

O foco da iniciativa é atualizar as cadernetas e ampliar as coberturas vacinais, especialmente entre crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todas as 132 unidades de saúde da capital gaúcha continuam engajadas à campanha até o 31 de outubro: basta comparecer, sem necessidade de agendamento.

A estatística parcial mostra que quase 18 mil indivíduos compareceram às salas de vacinação, sendo contemplados por um total de 28.162 aplicações. Os fármacos de rotina – que protegem contra doenças como sarampo, pólio e coqueluche – representaram o maior número de procedimentos (18.802), seguidos por influenza (4.031), covid (3.315) e dengue (2.014).

Só o “Dia D”, realizado no último sábado (18), teve 9.451 pessoas vacinadas e 14.921 doses aplicadas, mesmo com o tempo instável durante a manhã. A movimentação ganhou força à tarde, quando o Sol voltou a aparecer. A faixa etária com maior adesão foi a de 10 a 14 anos, com 3.232 crianças e adolescentes contemplados. Os imunizantes de rotina perfizeram 7.495 doses, além de 4.265 de influenza, 2.608 de dengue e 553 de covid.

A chefe da equipe de imunizações da SMS, Renata Capponi, define o balanço como positivo: “Cada dose aplicada é uma conquista. Cada pessoa vacinada representa uma melhoria nas coberturas e na proteção da população. Mesmo com a chuva e o tempo instável, foi um dia bom. A campanha segue até o dia 31, ainda há tempo para se vacinar”.

Unidade móvel

Além dos postos fixos, a SMS leva a diferentes bairros uma unidade móvel, insatalada em veículo especialmente adaptado para esse fim, sempre das 10h às 16h. Estão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

As comunidades também têm acesso a consultas de pré-natal, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, consultas de puericultura, encaminhamentos para especialidades, distribuição de medicamentos de receitas simples e atualização de receitas. Confira, a seguir, a programação:

– Terça-feira (21): Vila Cruzeiro do Sul (rua Dona Malvina, acesso A nº 195, bairro Santa Tereza), Zona Sul.
– Quarta-feira (22): Vila Santo André (avenida Ernesto Neugebauer nº 2.470, bairro Humaitá), Zona Norte.
– Sexta-feira (24): Quinta do Portal (rua Jaime Lino dos Santos Filho nº 604, bairro Lomba do Pinheiro), Zona Leste.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeito de Porto Alegre discute em Brasília os impactos da redução do Imposto de Renda e o impasse sobre a Usina do Gasômetro
https://www.osul.com.br/campanha-de-multivacinacao-em-duas-semanas-mais-de-43-mil-doses-em-porto-alegre/ Campanha de multivacinação: em duas semanas, mais de 43 mil doses em Porto Alegre 2025-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar