Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2019
Desde 15 de abril a Campanha do Agasalho 2019 de Porto Alegre já arrecadou cerca de 45 mil peças de roupas. Intitulada de “Esquenta Porto Alegre”, a campanha aceita entre as doações peças de roupas – novas e usadas -, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. Até agora, a maior doação veio da Manobra Solidária, com 13.361. O ponto de coleta na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) recebeu 18.417 peças. De todas as doação, 43.343 já foram entregues a 33 entidades, que beneficiaram 8.918 pessoas.
Para marcar a quantidade de doações, a Prefeitura instalou uma piscina gigante em frente ao Paço Municipal. A cada recebimento de donativo, uma bolinha colorida é colocada dentro da piscina. Além disso, em cada etapa vencida uma “recompensa” será oferecida à população, como a realização de shows. A meta desta edição é arrecadar 270 mil peças até o dia 15 de agosto. Para o secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Jr., estipular metas é importante para não deixar “o projeto cair no esquecimento”. Ao estipularmos metas, chamamos a atenção para a importância das doações e incentivamos os porto-alegrenses a doarem aquela peça de roupa esquecida no fundo do armário. É um dever da Prefeitura proteger os menos favorecidos”, frisou.
Doações
A Campanha do Agasalho 2019 aceita como doação peças de roupas (novas e usadas), cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. A prefeitura alerta para que as peças estejam em condições de uso, sem sujeira ou rasgos e para que os sapatos tenham os pares. As doações serão encaminhadas às entidades ligadas à Fasc e às que se cadastrarem no e-mail campanhadoagasalhado2019@portoalegre.rs.gov.br.