Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Candidatos confirmaram o interesse em operar na orla de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Restaurante panorâmico está junto ao ancoradouro. (Foto: Joel Vargas / PMPA)

A licitação realizada para definir os operadores das áreas comerciais do trecho revitalizado da orla do Guaíba confirmou o interesse de empreendedores da Capital em operar os negócios nos quatro bares e no restaurante panorâmico. Os cinco pregões eletrônicos tiveram disputa entre os candidatos, o que acabou elevando o valor de outorga inicial, que era o critério de julgamento das propostas. O montante superou os R$ 100 mil.

Conforme o vice-prefeito Gustavo Paim, a concorrência na disputa confirma o planejamento de entregar a nova orla do Guaíba à população em um modelo com serviços de qualidade e sustentabilidade ao investimento público. “A secretaria de Parcerias Estratégicas teve o cuidado de estruturar um projeto de negócios adequado para a licitação, enquanto o Desenvolvimento Econômico dedicou-se a mobilizar os empreendedores e apresentar os potenciais daquela infraestrutura que elevará o patamar de atratividade turística e de lazer da orla”, avalia Paim.

A obra que concretizou o projeto assinado pelo urbanista Jaime Lerner no trecho de 1,3 quilômetro entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias está em fase final. A equipe de fiscalização da prefeitura acompanha a realização dos ajustes finais junto ao consórcio responsável pela execução, enquanto é feita a instalação do piso podotátil e a recuperação do monumento Olhos Atentos. “O conjunto da obra está em estágio final, praticamente concluído. Com o piso podotátil, um trabalho que está sendo realizado para garantir acessibilidade ao espaço público, e a recuperação do piso do monumento, que também é um quesito de segurança, pretende-se ter o espaço pronto para entrega à população no final deste semestre ou no início do próximo, com a sustentabilidade necessária que os comércios irão conferir à infraestrutura”, projeta o vice-prefeito.

Os gestores municipais têm feito visitas periódicas ao canteiro de obras, acompanhados dos técnicos dos órgãos, para definir os últimos ajustes da entrega do projeto e da operação, envolvendo as secretarias que atuam nos serviços de infraestrutura, planejamento e segurança. Após os pregões para definir os operadores das áreas comerciais, começa a fase de análise da documentação dos vencedores. O contrato dos habilitados deve ser assinado em até 30 dias e terá 36 meses de duração, prorrogável pelo mesmo período. Nô âmbito da adoção das áreas verdes do parque, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade mantém interlocução com empresas interessadas para definir um responsável pela manutenção do local.

Infraestrutura das áreas comerciais

O restaurante panorâmico, área mais nobre para exploração comercial, avança a margem do Guaíba e tem 282 metros quadrados de área interna, instalado junto ao ancoradouro para embarcações turísticas. O espaço tem sanitários masculinos e femininos, com acessibilidade, vestiários para funcionários, balcão de atendimento ao público, área de preparo de alimentos e salão panorâmico. O vencedor da licitação poderá optar pela inclusão da área externa de 223 metros quadrados contígua ao restaurante na permissão de uso.

Os quatro espaços comerciais destinados a bares têm cerca de 190 metros quadrados de área interna cada um, incluindo área de atendimento, sanitários, depósitos e cerca de 400 metros quadrados de área externa. As quatro lojas são destinadas exclusivamente a serviços de alimentação e bebidas, como bar, café, lancheria, pizzaria sem forno a lenha, confeitaria, restaurante e sorveteria.

Todas as estruturas já possuem as instalações hidrossanitárias, elétricas, de gás natural e de climatização, além de acessórios como ar-condicionado, coifa e lâmpadas. Os operadores serão responsáveis pela instalação dos demais equipamentos e mobiliários necessários ao funcionamento dos negócios, que poderão ser retirados ao final do contrato.

Atracadouro

No aniversário de 246 anos de Porto Alegre, 26 de março, a prefeitura inaugurou o novo atracadouro, que integra o conjunto de obras de revitalização da orla do Guaíba. O local concentra os barcos turísticos da região e deve impulsionar o turismo náutico no Guaíba. Com a conclusão do atracadouro, o espaço que estava fechado havia dois anos voltou a abrigar três embarcações turísticas: os barcos Cisne Branco, Porto Alegre 10 e Noiva do Caí.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Pelo menos 50 pessoas estão entre a vida e a morte após ataque, afirma presidente da França
Peixe “assustador” chama a atenção de um grupo de surfistas
https://www.osul.com.br/candidatos-confirmam-o-interesse-em-operar-na-orla-de-porto-alegre/ Candidatos confirmaram o interesse em operar na orla de Porto Alegre 2018-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar