Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Carlos Marun toma posse como ministro da Secretaria de Governo nesta quinta-feira, disse o Palácio do Planalto

Compartilhe esta notícia:

Como ministro, Marun terá como principal desafio neste ano a busca por votos a favor da reforma da Previdência Social. (Foto: Reprodução)

O Palácio do Planalto informou por meio de nota nesse sábado que o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) vai tomar posse como ministro da Secretaria de Governo na próxima quinta-feira.

Na nota, o Planalto disse que o presidente Michel Temer fez o convite neste sábado para Marun integrar o governo. Ele vai para o lugar de Antonio Imbassahy, que pediu demissão do ministério na sexta-feira.

A Secretaria de Governo é responsável pela articulação política do Planalto com o Congresso.

O nome de Marun para comandar a pasta era uma possibilidade que vinha sendo comentada no meio político desde novembro, quando começou a saída do PSDB da base aliada. Partidos ligados ao governo, em especial do grupo chamado de “Centrão”, intensificaram uma cobrança do Planalto pelos ministérios comandados por tucanos.

Além disso, Imbassahy não era bem aceito por parte da base aliada no Congresso.

Como ministro, Marun terá como principal desafio neste ano a busca por votos a favor da reforma da Previdência Social.

Perfil

Integrante da “tropa de choque” que atuou na Câmara para barrar as denúncias da Procuradoria Geral da República contra Temer, Carlos Marun está no primeiro mandato como deputado federal e é o atual vice-líder do PMDB na Casa.

Marun também foi o presidente da comissão especial que analisou a reforma da Previdência.

O futuro ministro também integrou, entre 2015 e 2016, a “tropa de choque” que defendia o hoje deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara.

Embora tenha sido eleito deputado federal pelo Mato Grosso do Sul, Marun nasceu em Porto Alegre (RS), mas fez a carreira política no estado da região Centro-Oeste, onde exerceu, por exemplo, o cargo de secretário estadual de Habitação e onde foi deputado estadual por dois mandatos.

Carta Imbassahy 

Na carta que entregou a Temer, Imbassahy reafirma seu apoio à reforma da Previdência e elogiou a reação do presidente em “momentos de sofrimento por ataques virulentos”, em uma referência às denúncias contra o peemedebista apresentadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e engavetadas pela Câmara dos Deputados.

O tucano chama o peemedebista de amigo e afirma que deixa o cargo porque “novas circunstâncias se impõem no horizonte”. Fora do ministério, Imbassahy vai reassumir sua cadeira de deputado. Em resposta ao tucano, Temer agradeceu “o apoio permanente” do ministro. “Eu, o governo e o país devemos muito a você”, disse o presidente na carta de resposta.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O PPS fechou questão a favor da reforma da Previdência
Relatório da CPI nesta terça-feira vai dizer que Temer foi alvo de uma trama do Ministério Público com a JBS/Friboi para tirá-lo do poder
https://www.osul.com.br/carlos-marun-toma-posse-como-ministro-da-secretaria-de-governo-nesta-quinta-feira-disse-o-palacio-do-planalto/ Carlos Marun toma posse como ministro da Secretaria de Governo nesta quinta-feira, disse o Palácio do Planalto 2017-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar