Sexta-feira, 02 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Carnaval é “coquetel explosivo” para espalhar Zika, alertam infectologistas

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

A passagem de milhares de turistas por capitais com tradicionais carnavais de rua em Estados com alto número de casos de bebês nascidos com microcefalia e suspeita de ligação com o zika vírus pode representar um “coquetel explosivo” e ajudar a espalhar ainda mais a doença pelo País, alertou a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Até o momento há 3.530 casos de microcefalia relacionados ao zika vírus em 21 Estados.

Para os especialistas, o carnaval reúne fatores de risco preocupantes para o aumento da transmissão do zika, em um momento em que a epidemia ainda se encontra em curva de ascensão no Brasil.

O “coquetel explosivo” do carnaval inclui, segundo os infectologistas, as grandes aglomerações de pessoas, em geral com poucas roupas e mais vulneráveis às picadas do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika), possibilidade de chuvas, maior quantidade de lixo nas ruas e, por consequência, mais chance de potenciais criadouros do mosquito.

Isso se soma ao maior número de relações sexuais sem proteção e risco de gestações indesejadas justamente nos locais de maior incidência do vírus relacionado à má formação fetal, dentre outras consequências ainda pouco conhecidas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Soro que poderá inativar o vírus Zika deve ficar pronto em três anos
Ministério Público pede ajuda à Lava-Jato para caso de Celso Daniel
Pode te interessar