Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Carolina do Sul retira bandeira dos confederados da sede do governo

Compartilhe esta notícia:

Bandeira é símbolo do período escravagista. (Fotos: Paula Illingworth, e John Bazemore/AP)

A Carolina do Sul, nos Estados Unidos, retirou a bandeira dos confederados da sede do governo estadual nesta sexta-feira durante uma cerimônia animada, ainda que solene, que relegou o símbolo do legado do Sul escravagista a um museu.

A bandeira da Guerra Civil (1861-1865), que ficou hasteada no local durante 54 anos, foi retirada menos de um mês após um jovem branco matar, por motivos raciais, nove homens e mulheres negros em uma igreja de importância histórica da cidade de Charleston, na Carolina do Sul.

Enquanto um guarda de honra de patrulheiros estaduais brancos e negros retirava o estandarte e o dobrava para que fosse levado a um museu próximo, uma multidão entoava gritos de “U-S-A, U-S-A” e cantava o refrão de uma canção pop do final dos anos 1960, “Na na na na, hey hey, goodbye”.

Embora para muitos a bandeira seja um símbolo odiado da escravidão e do racismo, para outros é um emblema do orgulho e da herança sulistas. O estandarte foi levado ao “salão das relíquias” do museu militar do Estado em Columbia, capital da Carolina do Sul, onde irá se juntar a outros artefatos usados por soldados confederados 150 anos atrás na Guerra Civil.

Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, tuitou: “A Carolina do Sul retirou a bandeira dos confederados – um sinal de boa vontade e de superação, e um passo significativo rumo a um futuro melhor”. (Reuters)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Uma planilha apreendida na casa de Lula não mostra aluguel de apartamento
Os Estados Unidos vão retirar diplomatas de Cuba e suspender os vistos para cubanos que queiram viajar a seu país
https://www.osul.com.br/carolina-do-sul-retira-bandeira-dos-confederados-da-sede-do-governo/ Carolina do Sul retira bandeira dos confederados da sede do governo 2015-07-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar