Terça-feira, 03 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de novembro de 2024
O Carrefour enfrenta boicote de frigoríficos brasileiros
Foto: Helena Pontes/Agência IBGEO Grupo Carrefour afirmou nesta terça-feira (26), por meio de nota, que reconhece a “grande qualidade” das carnes dos frigoríficos brasileiros e que, para a operação da rede de supermercados no Brasil, continuará optando majoritariamente pelas carnes produzidas no País.
A empresa também disse lamentar que o comunicado do seu CEO, Alexandre Bompard, tenha sido entendido “como um questionamento da nossa parceria com a agricultura brasileira e uma crítica a ela”.
O Carrefour enfrenta boicote de frigoríficos brasileiros após o seu CEO ter afirmado que a rede deixaria de comprar carne do Mercosul para o mercado francês porque os produtos não atendem às suas exigências e normas, em uma carta endereçada a um sindicato agrícola local.
Na carta, Bompard afirmou ter ouvido o “desespero e a indignação dos agricultores diante do projeto de acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul e o risco de inundação do mercado francês com carne que não atende às suas exigências e normas”.
A decisão do Carrefour na França de não comprar a carne dos países do Mercosul foi tomada em meio a protestos do setor agrícola francês, que é contra o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia por acreditar que o tratado prejudicará a venda dos produtos europeus.
Já para a operação francesa, o Carrefour informou nesta terça que continuará comprando a maior parte da carne dos produtores franceses, destacando que essa já era a prática do grupo, que se classifica como o “principal parceiro da agricultura francesa”.
“Compramos quase exclusivamente a nossa carne francesa na França e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não pretende alterar as regras de um mercado francês já amplamente estruturado em torno das suas cadeias de abastecimento locais”, diz a nota.
“Orgulho” de ser parceiro do Brasil
A nota diz que o grupo tem “orgulho de ser o primeiro parceiro e promotor histórico da agricultura brasileira” e que conhece “melhor do que ninguém os padrões que a carne brasileira atende, sua alta qualidade e seu sabor”.
“Continuaremos a promover os setores agrícolas brasileiros como temos feito no Brasil há quase 50 anos. Através do nosso desenvolvimento, contribuímos para o desenvolvimento dos produtores agrícolas brasileiros, numa lógica que sempre foi a da parceria construtiva”, afirmou o Carrefour.
A rede de supermercados declarou também que nunca opôs a agricultura francesa à brasileira: “Os nossos dois países do coração têm em comum o amor à terra, à sua cultura e à boa comida”.