Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de setembro de 2016
Um veículo elétrico construído por uma equipe de engenheiros da empresa Venturi, com sede em Mônaco, e da Universidade Estadual de Ohio (EUA) quebrou o recorde mundial de velocidade em terra – anunciou o fabricante, através de um comunicado.
Dirigido pelo piloto de testes Roger Schroer, o Venturi Buckeye Bullet 3 (VBB-3) atingiu velocidade média de 549,43 quilômetros por hora, e máxima de 576 quilômetros por hora, durante um percurso de 1,6 quilômetros no deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos. O recorde anterior foi registrado em 2010 pelo antecessor do VBB-3, o VBB-2.5.
O carro.
A terceira geração do veículo é equipada com dois motores elétricos de cerca de 1.500 cv (cavalos-vapor) cada um, o que resulta em uma potência de mais de 3.000 cv. O torque chega a incríveis 285,5 kgfm (quilograma-força por metro). O Bugatti Chiron, por exemplo, não passa dos 163 kgfm.
Embora não aparente, o VBB-3 possui quatro rodas e pesa cerca de 3,5 toneladas, sendo que quase metade é apenas o conjunto de 2 mil baterias.
Histórico.
Há três anos, a equipe do VBB-3 esperava poder estabelecer novos recordes no deserto de sal, que apresenta condições perfeitas para esse tipo de teste extremo, mas esforços anteriores foram cancelados devido ao clima ruim em Bonneville. “É um alívio, porque nós estávamos esperando por esse resultado há três anos”, disse o proprietário da Venturi, Gildo Pallanca Pasto.