Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Partly Cloudy

Acontece Casa Cor 2015: “A Cozinha Dele” mostra que lugar de homem também é na cozinha

Compartilhe esta notícia:

O ambiente, com 37 metros quadrados, mostra que um espaço masculino pode ser sofisticado, organizado e sustentável. FOTO: LUCAS UEBEL

Quem disse que cozinha é um espaço voltado apenas às mulheres? Hoje em dia, uma das características perceptíveis nos homens é o prazer de cozinhar. É possível encontrar diversos chef’s de cozinha em grandes restaurantes, em programas de televisão e também aquele amigo que sacia a “larica” na reunião com os companheiros. Pensando nisso, as arquitetas Karine Queiroz e Tatiane Soares criaram “A Cozinha Dele”, instalada na Casa Cor 2015. Dois espaços, divididos em uma área de 37 metros quadrados mostram a sofisticação, a organização e a sustentabilidade inclusas em um projeto totalmente masculino.

Os eletrodomésticos e objetos de decoração têm formas e cores voltadas à saciação do público masculino, como por exemplo, a chopeira em formato de saxofone. O objeto é um dos mais admirados pelos homens que visitam a mostra. Entre outros itens necessários, a arquiteta Tatiane Soares cita aqueles que possibilitam receber os amigos para uma social: “Utilizamos na projeção da cozinha eletrodomésticos como a barbecue, a churrasqueira e parrilheira, a grelha vitro cerâmica, o frigobar e a cervejeira. São os mais requisitados pelo pelos homens”, conta.

Cores alegres como amarelo combinado com o cinza são predominantes. Todos os detalhes de piso de porcelanato, paredes de gesso e decoração correspondem ao clima do ambiente. A sustentabilidade é outro ponto forte abordado pelas arquitetas. Elas levaram às estantes objetos que pudessem favorecer a preparação dos alimentos. Duas hortas podem ser encontradas no plantário elétrico (3,7 mil reais), criado por alunos da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Nela, é possível manter o cuidado com manuseio automático, mantendo os reservatórios de água por duas semanas.

Além do plantário, outro item da cozinha preza pela sustentabilidade. Mas ao contrário do objeto para cultivo, a estante da cozinha feita com caixas de fruta não teve custo algum. “Trouxemos essas caixas de madeira de feiras de frutas, são todas reutilizadas”, disse Karine Queiroz. Mesmo que A Cozinha Dele seja projetado para o universo masculino, ainda sim, as arquitetas abriram uma exceção para esposas, namoradas e amigas. Dividida em dois espaços – o de cozinhar e o de socializar – a cozinha também possui duas zonas de som, uma voltada ao público feminino que estiver presente e outro para o masculino, em frente a churrasqueira.

A Casa Cor, que está em sua 29ª edição,  chega a sua última semana. O evento reúne anualmente renomados arquitetos, decoradores e paisagistas em 19 franquias nacionais. O tema desta edição é “O Brasil visto por dentro” e reuniu 62 profissionais responsáveis pelo planejamento do mais de 3,5 mil metros quadrados, que ficarão em exposição até domingo (9).

Uma das propostas da Casa Cor, em todas as edições, é mostrar detalhes de renovação para os ambientes. Os espaços promovem novos artistas e estilos para usos de peças tradicionais de inúmeras finalidades. Observar atentamente permite conhecer os novos itens e descobrir formas incomuns de valorizar objetos e obras de arte. O funcionamento ocorre de terça a sexta, das 15h às 21h, aos sábados, das 12h às 21h e das 12h às 20h nos domingos e feriados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

A maioria dos brasileiros leva o celular quando vai ao banheiro
Mais brasileiras procuram importar sêmen de bancos internacionais
Deixe seu comentário
Pode te interessar