Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de março de 2016
Após registrar número recorde de casos de dengue em 2015, o Brasil já começa a contabilizar um novo avanço da doença também neste ano, apontam dados do Ministério da Saúde. Em pouco mais de um mês, o País já soma 170.103 casos prováveis de dengue, segundo boletim atualizado da pasta e elaborado a partir de dados de atendimentos nas unidades de saúde de Estados e municípios.
O novo balanço contabiliza casos registrados entre os dias 3 de janeiro e 6 de fevereiro, após o diagnóstico clínico dos pacientes por equipes de saúde. No mesmo período do ano passado, foram registrados 116.452 casos prováveis da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti – o que indica um aumento de 46% neste ano.
Os dados atualizados indicam que o País já registra 83,2 casos de dengue a cada cem mil habitantes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que há epidemia quando esse índice ultrapassa 300 casos a cada cem mil habitantes.
Enquanto o número de casos notificados de dengue cresceu no início deste ano, o número de mortes já confirmadas devido ao agravamento da doença é menor. Até o dia 6 de fevereiro, nove óbitos já foram confirmados – no mesmo período do ano passado, eram 103.
Ao todo, 19 Estados registraram aumento na incidência de casos prováveis da doença no início deste ano em comparação ao anterior. (Natália Cancian/Folhapress)