Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Saúde Cetamina, a droga que destrói a saúde de jovens no Reino Unido

Compartilhe esta notícia:

A cetamina foi um dos principais fatores da morte de Matthew Perry. (Foto: Reprodução)

Especialistas no Reino Unido estão alertando para um aumento preocupante de problemas de bexiga entre os jovens devido ao uso intenso de cetamina. Jovens de apenas 21 anos estão sendo submetidos a cirurgias arriscadas para tratar problemas ligados ao vício na droga, dizem os médicos.

A cetamina é amplamente utilizada no Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) — o sistema público de saúde do país — como anestésico, sedativo e analgésico, e também é comumente usada em animais. Devido aos seus efeitos alucinógenos, ela também é considerada uma “droga de festas”.

A droga foi o principal motivo na morte do ator de Friends, Matthew Perry. Popularmente conhecida como Special K, ela geralmente é consumida em forma de pó ou líquido.

Os últimos números do governo estimam que o uso de cetamina em Inglaterra e no País de Gales mais do que duplicou desde 2016. No período, os problemas no sistema urinário mais que triplicaram na faixa etária abaixo dos 25 anos.

O uso crônico de cetamina afeta o revestimento da bexiga e pode causar seu encolhimento. Como resultado, alguns departamentos de urologia criaram clínicas especializadas para ajudar o número crescente de jovens com problemas de bexiga.

O Hospital Southmead, em Bristol, no sudoeste do Reino Unido, está atualmente ajudando cerca de 60 pacientes de toda a região, alguns deles com apenas 19 anos.

“Se oferecemos uma cirurgia grande a um jovem de 21 anos, a probabilidade de ele sofrer algum tipo de complicação após essa cirurgia [no resto da vida] é enorme”, afirma a urologista Carolina Ochoa.

Problemas graves

No Reino Unido, a cetamina é classificada pelo governo como uma droga de classe B, o que significa que é ilegal consumi-la, transportá-la, fabricá-la ou vendê-la.

Como o corpo desenvolve tolerância à droga rapidamente, os usuários precisam aumentar suas doses para continuar sentindo seu efeito.

O uso crônico afeta o revestimento da bexiga e pode causar seu encolhimento. Isso pode causar necessidade frequente de urinar, infecções, sangramento, obstruções e incontinência.

Mohammed Belal, médico da Associação Britânica de Cirurgiões Urológicos, está criando um protocolo para ajudar outros profissionais de saúde a identificar os sinais de “bexiga de cetamina”.

“Vimos uma grande explosão de jovens tomando cetamina em todo o país, e isso significa que eles chegam com sintomas urinários significativos. Esses sintomas podem incluir ir ao banheiro a cada hora ou mesmo a cada meia hora”, ele diz.

O médico explica ainda que a cetamina destrói o revestimento da bexiga e isso pode ter consequências muito graves. “Observamos muitos pacientes jovens com problemas graves de bexiga que não esperaríamos ver até que fossem muito mais velhos”, contou Belal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Ozempic: tire todas as dúvidas sobre a chegada da versão mais barata do medicamento ao Brasil
WhatsApp Beta no iPhone mostra quem esteve online há pouco tempo
https://www.osul.com.br/cetamina-a-droga-que-destroi-a-saude-de-jovens-no-reino-unido/ Cetamina, a droga que destrói a saúde de jovens no Reino Unido 2024-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar