Domingo, 16 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Chefe do Clima da ONU cobra avanço urgente para reta final da COP30

Compartilhe esta notícia:

Simon Stiel fez um apelo direto aos negociadores da COP 30 para que avancem nos acordos e estejam preparados para ceder. (Foto: Kiara Worth/UN Climate Change)

O secretário executivo das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simon Stiel, fez um apelo direto aos negociadores da COP 30 para que avancem nos acordos e estejam preparados para ceder em pontos de impasse antes da chegada dos ministros de Estado, prevista para a próxima semana. A cobrança ocorreu durante a plenária de balanço da primeira etapa da conferência realizada no sábado (15).

“Sei que estão cansados, mas mais uma vez peço que avancem ainda mais. Afinal, o Acordo de Paris é de vocês para preservar e colocar em prática. São suas populações que se beneficiarão”, afirmou Stiell no sábado (15), reforçando o senso de urgência diante do avanço das negociações.

Com a chegada iminente dos ministros de Estado de diversos países, Stiell ressaltou a necessidade de concluir o trabalho técnico e consolidar avanços em todas as áreas das negociações para facilitar o trabalho político a partir de agora.

“Para receber, é preciso dar, e honestamente, precisamos dar mais. Questões que talvez não sejam prioridade para vocês são evidentes para outras nações. O processo tem entregue resultados fortes nas últimas COPs, e esta não pode ser diferente”, destacou.

O secretário enfatizou, ainda, que o sucesso da COP30 depende da capacidade dos países em ouvir e compreender as prioridades alheias, buscando convergências para garantir resultados concretos que demonstrem a eficácia do Acordo de Paris.

“As questões que serão fundamentais para um resultado equilibrado e concreto na COP 30 agora estão bastante claras. Mas não está claro se cada um de vocês está preparado para estar à mesa em cada um desses temas. Precisamos superar esse ponto rapidamente. Por isso, exorto que cedam um pouco, para que possam ganhar muito”, disse Stiel.

Segundo ele, é preciso que os representantes percebam que os temas prioritários para alguns países talvez não sejam para outros e que é preciso ter resultados sólidos.“Os temas que talvez não sejam prioritários para vocês são claramente temas e prioridades para outras nações. O processo tem produzido resultados sólidos em todas as COPs recentes, e esta deve fazer o mesmo”, completou o secretário.

A intervenção de Stiel ocorre em um momento em que discussões-chave, como financiamento climático, adaptação e compromissos de mitigação, ainda enfrentam bloqueios entre blocos de países. A expectativa é que a presença dos ministros destrave as negociações na próxima fase da COP 30.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ex-ministro indiciado pela Polícia Federal por assédio sexual: algumas denúncias já estão prescritas
Auxiliares usam pesquisas para tentar fazer Lula seguir o script: declarações sobre segurança pública repercutem mal; presidente também se antecipou ao se lançar a reeleição
https://www.osul.com.br/chefe-do-clima-da-onu-cobra-avanco-urgente-para-reta-final-da-cop30/ Chefe do Clima da ONU cobra avanço urgente para reta final da COP30 2025-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar