Domingo, 25 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de fevereiro de 2021
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre recebeu nessa segunda-feira (1º), a segunda remessa da vacina CoronaVac, com 9.220 doses. O imunobiológico será utilizado para garantir a primeira dose do público prioritário constituído por idosos acamados, idosos residentes em instituições de longa permanência (e funcionários desses locais), pessoas com deficiência com mais de 18 anos institucionalizadas e população indígena aldeada.
A definição do público-alvo está na Resolução 009/21, emitida pela Secretaria Estadual de Saúde.
Com o quantitativo recebido nesta segunda, sobe para 60.820 o número de doses da vacina chinesa na Capital. Além dessa vacina contra covid-19, Porto Alegre recebeu 32 mil doses da AstraZeneca/Universidade de Oxford. A CoronaVac é produzida no Brasil em parceria do Instituto Butantan com o laboratório Sinovac. A AstraZeneca, é produzida pela Fiocruz, em parceria com o laboratório AstraZeneca/Oxford.
Vacinômetro
Porto Alegre registrou a aplicação de 45.764 doses de vacinas contra a covid-19 até as 21h15 desta segunda-feira (1º). Do total, 31.324 doses foram recebidas por profissionais de saúde; 13.350, por idosos, acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições; e 1.038, por populações indígenas e quilombolas.
Os dados são fornecidos no vacinômetro, painel de monitoramento que acompanha a evolução da campanha na Capital. As 45.764 doses correspondem a 45,51% da meta de público-alvo da primeira fase da vacinação, de 100.559 pessoas. As informações são atualizadas constantemente, a partir da inserção de dados das instituições de saúde.
Equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitaram idosos acamados e domiciliados, em suas residências, para fazer a imunização.
Além disso, seguem atuando na vacinação de profissionais de saúde, cuidadores e populações indígenas.
Pacientes de Manaus
Os primeiros 17 pacientes com covid-19 procedentes de Manaus, no Amazonas, chegaram a Porto Alegre às 20h dessa segunda.
Todos os casos são clínicos. Na Capital, oito pacientes foram encaminhados ao Grupo Hospitalar Conceição para avaliação. Os outros nove serão avaliados no Hospital Universitário de Canoas.
O Rio Grande do Sul receberá, nesta terça-feira (2), mais 18 pacientes clínicos provenientes de Manaus. Eles desembarcarão em Santa Maria.