Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Avião com dois milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

A carga vinda da Índia foi transportada em voo comercial da companhia Emirates.(Foto: Ministério da Saúde/ Reprodução Twitter)

O voo procedente da Índia que trouxe 2 milhões de vacinas da AstraZeneca contra o coronavírus ao Brasil chegou por volta das 17h30 nesta sexta-feira (22) no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. Para o recebimento da carga, estiveram presentes no local os ministros da Saúde Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. De lá, as vacinas serão encaminhadas para o Rio de Janeiro.

A carga vinda da Índia foi transportada em voo comercial da companhia Emirates. Após os trâmites alfandegários, seguiu em aeronave da Azul para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio.

De acordo com a Fiocruz, assim que chegarem à instituição, as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. A previsão é que esse processo seja realizado até manhã de sábado (23) por equipes treinadas em boas práticas de produção. As vacinas devem ser liberadas para distribuição no período da tarde.

Amazonas 

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse, no Aeroporto Internacional de São Paulo, onde chegaram os 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, que 5% dessa primeira carga será encaminhada ao Amazonas, onde afirmou estar o “maior risco do país” em relação à covid-19.

“Damos prioridade neste momento para o estado do Amazonas, principalmente sua capital Manaus, que vive hoje uma situação realmente mais crítica no nosso país. E essa prioridade fica evidente a partir de um acordo com os governadores, onde 5% dessa primeira carga vai ser destinada aonde está o maior risco do país que é em Manaus”, disse.

Segundo Pazuello, todos os estados receberão suas vacinas no período de 24h após o início da distribuição. Ele explicou que a carga que veio da Índia seria transladada para o avião da companhia aérea Azul, e teve como destino a base aérea do Galão no Rio de Janeiro.

“De lá, a carga será encaminhada para a Fiocruz, que vai preparar toda a etiquetagem e a conferência do material recebido, vai separar os lotes e, a partir de amanhã, quando esses lotes estiverem prontos, provavelmente mais para o final do dia, iniciamos o transporte para todos os estados do nosso país”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O evento Um Dia de Transparência busca qualificar o atendimento ao cidadão
O mapa preliminar do Distanciamento Controlado prevê 17 regiões em bandeira vermelha e quatro em laranja no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/chegam-ao-brasil-as-duas-milhoes-de-vacinas-da-astrazeneca/ Avião com dois milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil 2021-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar