Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Cheia em rios gaúchos mantém em alerta a Região Metropolitana e a Fronteira Oeste

Compartilhe esta notícia:

Rio Gravataí e arroio Barnabé transbordaram e atingiram pelo menos quatro bairros de Gravataí. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Gravataí)

Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na tarde desse domingo apontou que o número de atingidos pelas chuvas e enchentes dobrou. Mais de 25,8 mil pessoas foram afetadas, das quais 1.672 estão desabrigadas. O aumento é resultado da chuva forte na madrugada e da cheia dos rios. Os municípios gaúchos que registraram transtornos e prejuízos também subiram de 57 para 61.

Na Fronteira Oeste, o nível do rio Uruguai chegou a 13 metros e 57 centímetros, quando a média não passa de 5 ou 6 metros. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a situação piorou com o temporal na madrugada desse domingo.
Em Esteio, o volume de chuva registrado foi de 46 milímetros, o suficiente para transbordar o arroio Sapucaia. Os bairros mais atingidos são Jardim das Figueiras e Três Marias. Cerca de 150 pessoas que já haviam retornado para casa nos dois bairros tiveram de sair novamente por causa de novos alagamentos. Trezentas pessoas estão instaladas em cinco abrigos. Doações para ajudar essas famílias podem ser entregues no Ginásio Municipal Edgar Piccioni.

Em Gravataí, o arroio Barnabé e o rio Gravataí transbordaram. Pelo menos quatro bairros foram atingidos. Em Alvorada, o problema é a cheia do arroio Feijó. Há alagamentos e desabrigados também em Cachoeirinha. A chuva ainda causa estragos na Campanha. Em Bagé, muitas pessoas ficaram ilhadas e aproximadamente 60 famílias desabrigadas.

Esteio e Rolante tiveram a situação de emergência decretada, enquanto os pedidos de Alvorada, Barra do Guarita, Barra do Quaraí, Cachoeirinha, Cerro Grande, Esperança do Sul, Iraí, Itaqui, Parobé, Pinheirinho do Vale, Portão, Porto Mauá, Porto Xavier, Riozinho, São Borja, São Jerônimo, São Sebastião do Caí e Uruguaiana estão em análise pela Defesa Civil. O problema é que a previsão do tempo não é boa. A expectativa é de chuva forte para esta segunda-feira em boa parte das regiões.

Doações para famílias desabrigadas em Esteio podem ser entregues no ginásio. (Foto: Thierre Costa/Prefeitura de Esteio)

Doações para famílias desabrigadas em Esteio podem ser entregues no ginásio.  (Foto: Thierre Costa/Prefeitura de Esteio)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Documentos apontam que Lula intercedeu por Odebrecht em Portugal e Cuba
Seguros piratas põem motoristas em perigo
https://www.osul.com.br/cheia-em-rios-gauchos-mantem-em-alerta-a-regiao-metropolitana-e-a-fronteira-oeste/ Cheia em rios gaúchos mantém em alerta a Região Metropolitana e a Fronteira Oeste 2015-07-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar