Quinta-feira, 13 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia China anuncia tarifa de 84% sobre os produtos dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

A guerra tarifária entre as duas maiores economias do mundo se intensificou na semana passada

Foto: Reprodução
(Foto: Reprodução)

O Ministério das Finanças da China anunciou nesta quarta-feira (9) que vai impor tarifa de 84% sobre os produtos importados dos Estados Unidos a partir desta quinta-feira (10).

A nova tarifa representa uma alta de 50 pontos percentuais sobre os 34% que já haviam sido anunciados pelo governo chinês na semana passada.

O anúncio aconteceu no mesmo dia em que entrou em vigor uma tarifa extra de 50% sobre as importações chinesas que chegam aos EUA, o que elevou a alíquota total do país asiático a 104%

A guerra tarifária entre as duas maiores economias do mundo se intensificou na semana passada, após o anúncio das tarifas recíprocas prometidas pelo presidente Donald Trump.

No dia 2 deste mês, Trump detalhou a tabela das tarifas, que variam de 10% a 50% e passaram a ser cobradas a partir desta quarta sobre mais de 180 países.

A China foi um dos países tarifados com uma das maiores taxas, de 34%. Esse índice se somou aos 20% que já eram cobrados em tarifas sobre os produtos chineses anteriormente. Como resposta ao tarifaço, o governo chinês impôs, na sexta-feira (4), tarifas extras de também 34% sobre todas as importações americanas.

Os EUA decidiram responder à retaliação, e Trump deu um prazo para a China: ou o país asiático retirava as tarifas até esta quarta-feira ou seria taxado em mais 50%, elevando o total das tarifas a 104%.

A China não recuou e ainda afirmou que está preparada para “revidar até o fim”. Cumprindo a promessa de Trump, a Casa Branca confirmou a elevação em mais 50% das tarifas sobre os produtos chineses na tarde de quarta. O presidente americano disse, porém, que acreditava que a China chegaria a um acordo com os EUA para evitar mais tarifas.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
9 de abril de 2025 12:50

Viva a China!!!!!!

Real é a terceira moeda que mais perdeu valor em relação ao dólar desde o tarifaço de Trump
Aumenta para 113 o número de mortos após desabamento do teto de boate na República Dominicana
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x