Terça-feira, 23 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 9 de abril de 2025
A informação consta em um ranking de 118 países elaborado pela agência classificadora de risco Austin Rating
Foto: Agência BrasilO real é a terceira moeda que mais perdeu valor frente ao dólar desde o tarifaço anunciado na semana passada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação consta em um ranking de 118 países elaborado pela agência classificadora de risco Austin Rating.
A queda acumulada do real a partir do dia 2 deste mês chegou a 5,10% até terça-feira (8), dia em que o dólar encostou nos R$ 6. Conforme o levantamento, ao menos 58 países viram suas moedas se desvalorizarem no período.
A maior perda foi observada no dinar, a moeda da Líbia, que recuou 13,2%. Em seguida, vem o peso colombiano, com desvalorização de 5,8%.
Na terça-feira, o dólar comercial fechou a R$ 5,99. Para a elaboração do ranking, entretanto, a Austin Rating considera as taxas de câmbio de referência Ptax, divulgadas diariamente pelo Banco Central do Brasil. Nessa modalidade, o dólar ficou cotado a R$ 5,93.
O levantamento mostra que poucas moedas avançaram sobre o dólar nos últimos dias. Entre elas, estão o iene (2%), do Japão, e o franco suíço (3%), da Suíça.
A disparada do dólar é uma reação do mercado à guerra comercial promovida por Trump. O receio dos investidores é de que o conjunto de taxas anunciado pelo republicano contra mais de 180 países e regiões leve a um cenário de inflação e recessão global.
O movimento gera um impacto negativo nos mercados de ações, já que o cenário de incertezas empurra investidores para ativos mais seguros, como as Treasuries (títulos públicos norte-americanos) e o dólar, fortalecendo a moeda frente a outras divisas. Outro efeito é a queda nas Bolsas de Valores.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Um americano te deu uma arrombada né..ta com saudade….
Cego…
Viva Trump, o ídolo da direita golpista!!!!!!
Com o BIDEN, o esclerosado deles…
Mais são tão FDPs, que não tem a mínima vergonha na cara de não assumir..
Balela. Ela já vinha desvalorizando muito antes de Trump.
Tramp o novo bode expiatório da esquerdalha podre.
Muito fácil culpar os outros por nossas cagadas praxe deste desgoverno perdulário, hipócrita.
Desgoverno do descondenado….LADEIRA ABAIXO..
DÓLAR SUBIIIIINDO…
produtos, alimentos….SUBIIIIINDO.
Nem na bolivia eles dao valor ao reali….uma bosta de dinheiro..