Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro China suspende temporariamente as compras de carne bovina de três frigoríficos do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Ação foi tomada por suposta não conformidade com os requisitos sanitários chineses.

Foto: Reprodução
Ação foi tomada por suposta não conformidade com os requisitos sanitários chineses. (Foto: Reprodução)

A China suspendeu a compra de carnes bovinas de três frigoríficos brasileiros na segunda-feira (3). As autoridades chinesas disseram que não foram cumpridos todos os requisitos sanitários nos determinados estabelecimentos. Em decorrência dos padrões chineses para estabelecimentos estrangeiros, a importação de carne bovina das plantas dos referidos países foi suspensa.

No Brasil, as unidades que tiveram a importação chinesa suspensa são da JBS em Mozarlândia (GO), da Frisa em Nanuque (MG), e da Bon Mart em Presidente Prudente (SP). As empresas envolvidas já foram notificadas, segundo a Abiec.

Leia a seguir a nota da Abiec: “A Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) realizou auditorias remotas em três estabelecimentos exportadores de carne bovina do Brasil, dois da Argentina, um do Uruguai e um da Mongólia, este último referente às carnes bovina e ovina. Em todos os casos, foram identificadas não conformidades em relação aos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros. Seguindo a regulamentação vigente, o GACC determinou a suspensão temporária das importações desses estabelecimentos a partir de 3 de março de 2025. As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da autoridade sanitária chinesa. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), segue em diálogo com as autoridades competentes para garantir a rápida resolução da questão. Importante destacar que os demais estabelecimentos habilitados seguem operando normalmente, assegurando o fluxo das exportações de carne bovina brasileira ao mercado chinês. O Brasil reafirma sua confiança na robustez do controle sanitário nacional, conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e segue trabalhando ativamente para solucionar os questionamentos apresentados com celeridade, garantindo a segurança e qualidade da carne bovina exportada.”

Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura divulgou uma nota sobre a suspensão: “O governo brasileiro informa que recebeu da Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) o comunicado da suspensão temporária da importação de carne bovina de três frigoríficos brasileiros. A GACC realizou videoauditorias nas plantas frigoríficas, nas quais foram identificadas não conformidades em relação aos requisitos de importação chineses. As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da GACC. ‘Hoje, o Brasil tem 126 plantas frigoríficas habilitadas. Quando nós assumimos, tínhamos 12 plantas suspensas. Nós retomamos essas 12 e abrimos mais 43, das 55 desse total de 126. Então, não é coerente que três plantas suspensas impactem a relação comercial’, explicou o ministro Carlos Fávaro. Para o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o Brasil tem um bom desempenho na defesa agropecuária, o que colabora com a credibilidade e o reconhecimento desse trabalho no exterior. ‘Seguiremos em diálogo com o setor privado exportador e com as autoridades chinesas para solucionar os questionamentos apontados e retomar as exportações dessas unidades’, disse o secretário Goulart. A China é o principal destino da exportação de carne bovina brasileira, e as exportações favorecem o mercado nacional. ‘Os cortes exportados são diferentes, então isso favorece, inclusive, a formação de preço aqui dentro do Brasil. São produtos que vendem muito pouco aqui ou que possuem menor valor comercial, em função dos diferentes padrões de consumo. O fato de estarmos exportando é bom para a formação do todo’, disse ainda o ministro Fávaro”, afirma o comunicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Começa a colheita da soja no Rio Grande do Sul
10º Encontro de Lideranças do Agronegócio acontece na próxima segunda-feira
https://www.osul.com.br/china-suspende-importacao-de-carne-bovina-de-tres-frigorificos-brasileiros/ China suspende temporariamente as compras de carne bovina de três frigoríficos do Brasil 2025-03-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar