Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Chloé Zhao é a segunda mulher a vencer o Oscar de melhor direção

Compartilhe esta notícia:

Diretora chinesa vence a estatueta por "Nomadland". (Foto: Reprodução)

Chloé Zhao se tornou a segunda mulher a vencer o Oscar de , pelo filme Nomadland, grande favorito da 93ª cerimônia de premiação, realizada neste domingo. A diretora chinesa é também a primeira mulher não-branca a receber tal prêmio da Academia. “As pessoas são inerentemente boas. Sempre encontrei bondade em pessoas em qualquer lugar do mundo”, disse ela no seu discurso.

Nascida e criada em Pequim, na China, a diretora viveu em Londres, na Inglaterra,  antes de se mudar efetivamente para os Estados Unidos. Ela morou primeiro em Los Angeles, onde finalizou o ensino médio, e foi para Nova York estudar na Escola de Artes Tisch da Universidade de Nova York. Seu primeiro filme como diretora foi o premiado curta-metragem Daughters, lançado em 2010. Cinco anos depois, veio o primeiro longa, Songs My Brothers Taught Me, que aborda a relação entre irmãos dentro de uma reserva indígena de Pine Ridge, na Dakota do Sul. Em 2017, foi a vez de Domando o Destino, drama que acompanha a vida de um caubói após um acidente de montaria.

Em Nomadland, Choé Zhao mergulhou na união de duas estéticas do cinema: a ficção e o documentário. O filme acompanha Fern (Frances McDormand) na sua trajetória para superar a morte do marido e se (re)descobrir no mundo como uma mulher nômade. Sua jornada cruzando os Estados Unidos de motorhome aborda também as desigualdades sociais e a importância da empatia e da união afetiva entre as pessoas.

Todos os filmes carregam algumas características em comum: o uso de não atores para protagonizar a história – em Nomadland, apenas Frances McDormand é atriz de verdade –, paisagens inóspitas dos Estados Unidos e a vida rural de grupos colocados à margem da sociedade capitalista do país.

Nomadland também venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza; o prêmio de melhor direção no Globo de Ouro 2021; e quatro prêmios no BAFTA (melhor filme, melhor atriz, melhor direção e melhor fotografia). Chloé Zhao poderá ser vista na direção de Eternos, novo filme da Marvel com estreia prevista para o final de 2021.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

“Nomadland” é o grande vencedor do Oscar 2021, com prêmios de melhor filme, direção e atriz
Bolsa de brindes do Oscar avaliada em 1 milhão de reais conta com “token” em homenagem a Chadwick Boseman
https://www.osul.com.br/chloe-zhao-e-a-segunda-mulher-a-vencer-o-oscar-de-melhor-direcao/ Chloé Zhao é a segunda mulher a vencer o Oscar de melhor direção 2021-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar