Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de maio de 2024
Estatística atualizada na noite dessa sexta-feira (3) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul ampliou para 39 o número de mortos pela chuva em excesso que atinge 265 das 497 cidades gaúchas desde o último fim de semana. Outros 74 sofreram ferimentos e 78 estão desparecidos. Ao todo, mais de 32 mil gaúchos precisaram deixar suas casas devido a incidentes como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
No topo do ranking de casos fatais aparecem Gramado e Santa Cruz do Sul, cada um com quatro vítimas. Na sequência está Três Coroas, com três. Já com dois óbitos constam Canela, Boa Vista do Sul, Paverama, Salvador do Sul, Serafina Corrêa, Santa Maria, Taquara e São Vendelino.
As demais cidades registram um óbito cada: Candelária, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Encantado, Itaara, Pantano Grande, Pinhal Grande, Putinga, Segredo São João do Polêsine, Silveira Martins e Vera Cruz. Os boletins são divulgados pelo governo gaúcho três vezes por dia, geralmente às 9h, meio-dia e 18.
Água, luz e telefonia
Também foi publicado mais um panorama resumido da situação relativa ao fornecimento de água, luz e telefonia/internet no Rio Grande do Sul. Os dados são enviados por empresas dos respetivos segmentos. Confira, a seguir:
– CEEE Equatorial: 50,5 mil pontos sem energia elétrica (2,8% do total de clientes).
– RGE Sul: 232 mil pontos sem energia elétrica (7,6% do total de clientes).
– Corsan: 441.120 clientes sem abastecimento de água (14% do total).
– Tim: 63 municípios sem serviços de telefonia e internet.
– Claro: 53 municípios sem serviços de telefonia e internet.
– Vivo: 18 municípios sem serviços de telefonia e internet.
Envio de alertas
A fim de ampliar as estratégias de atenuação dos efeitos de incidentes climáticos, a Defesa Civil recomenda à população o cadastro para recebimento de alertas meteorológicos. Basta enviar o número do CEP da localidade por mensagem do tipo SMS ao número 40199: uma confirmação é enviada em seguida, confirmando a adesão.
Também é possível se inscrever por meio do aplicativo whatsapp. Nesse caso, o procedimento exige o registro pelo telefone (61) 2034-4611 e o envio do texto dizendo apenas “Oi”. A interação se efetiva e o usuário pode compartilhar sua localização atual ou de qualquer outra de seu interesse para então constar na lista de destinatário dos avisos.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul