Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Ciclone extratropical: chuvas e ventos intensos causam estragos em diversas regiões do RS

Compartilhe esta notícia:

O risco de deslizamentos exige atenção às orientações da Defesa Civil e a adoção de medidas preventivas. (Foto: Divulgação/PRF)

A formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul causou chuva e vento intensos em diversas áreas do mapa gaúcho ao longo dessa sexta-feria (7), com transtornos e danos. Em dezenas de municípios, a precipitação pluviométrica superou em menos de um dia a média de todo o mês, sobretudo em regiões como Litoral Norte, Centro, Norte e Noroeste do mapa.

Na Serra Gaúcha, a chuva volumosa causou deslizamentos de terra em diferentes pontos nessa sexta-feira, causando transtornos no trânsito e prejuízos materiais. Em Caxias do Sul, um desmoronamento atingiu uma residência e quatro veículos à tarde. Um deslizamento de terra bloqueou totalmente o quilômetro 128 da BR-116, em São Marcos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou no fim da noite a limpeza da pista e obras de estabilização do barranco, que já havia cedido em chuvas anteriores. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio se deu por sistema pare-e-siga. Já a BR-470 foi totalmente interditada entre Bento Gonçalves e Veranópolis, preventivamente.

Vendavais com rajadas de vento até quase 100 km/h atingiram ao longo dessa sexta-feira (7) diversos municípios do Norte e Noroeste gaúchos.

Em Passo Fundo, um temporal com vento intenso no meio da tarde causou transtornos e danos como queda de árvores em avenidas, além do transbordamento de arroio cobrindo parcialmente uma ponte em rua da cidade. Também foram reportadas quebras de vidros em janelas e falta de energia em algumas áreas. Em Cruz Alta, o índice chegou a 150 milímetros.

Em Porto Alegre e demais municípios da Região Metropolitana, a chuva foi mais forte ao longo da tarde dessa sexta. Os acumulados variaram de 40 a 50 milímetros em poucas horas, quase metade do esperado para novembro.

Como fica

De acordo com informe divulgado pela empresa Metsul Meteorologia no site metsul.com, a instabilidade severa deve se deslocar rumo ao Oceano Atlântico e ao litoral de outros Estados a partir da tarde deste sábado (8).

Enquanto isso não ocorre, as condições climáticas continuam favorecendo a ocorrência de chuva moderada ou mesmo intensa em pontos isolados, bem como de ventania, tanto na Costa quanto na Capital e municípios vizinhos, por exemplo. Não estão descartados, ainda, raios e granizo no Norte, Noroeste, Nordeste e Litoral.

Já para o domingo (9), a tendência é de que uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável. Dependendo da área em questão, a previsão é de nebulosidade ou mesmo presença de sol. Sai o ciclone mas entra uma frente fria acompanhada por massa de ar polar: em pleno mês de novembro, as temperaturas devem baixar consideravalmentw, com os termômetros indicando mínimas em torno de 5°C pela manhã, embora as máximas possam ser de 24°C à tarde.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
8 de novembro de 2025 11:47

Devastação total das florestas pelo AGRO. É o preço que se paga pela ganância.

À frente da Secretaria-Geral da Presidência, Boulos lança iniciativa para aproximar governo Lula das periferias urbanas
Vereadora aciona MP para investigar intenção de compra de prédio da AEGEA pela Prefeitura de Porto Alegre
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x