Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Cidades gaúchas recebem nesta sexta-feira quase 340 mil doses de vacinas contra o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Serão 91.800 doses do primeiro lote de imunizantes da Janssen, além de 97.660 de Coronavac e 147.420 da Pfizer.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Remessas incluem primeiras cotas do imunizante da Janssen para o Estado. (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

O novo lote de imunizantes contra o coronavírus enviado pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul começa a ser distribuído nesta sexta-feira (25) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) aos 497 municípios gaúchos. São 97,6 mil doses de Coronavac, 147,4 mil da Pfizer e 91,8 mil do primeiro lote da Janssen (que funciona com uma só injeção), totalizando quase 340 mil unidades.

Com embarque em Porto Alegre, as cotas serão enviadas por transporte terrestre e também aéreo, com apoio da frota da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Caso as condições climáticas impeçam o voo, todo o deslocamento será feito por rodovias.

Um helicóptero da Polícia Civil deve decolar às 11h do Aeroporto Salgado Filho com 29,5 mil doses para a Santa Maria e Alegrete, onde funcionam respectivamente a 4ª e a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O pouso está programado para a faixa do meio-dia às 13h.

As 51 mil doses destinadas a Porto Alegre e as separadas para as regionais mais próximas (Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório) serão retiradas diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital.

Já as demais coordenadorias serão abastecidas em quatro roteiros terrestres que partem também pela manhã, rumo a Passo Fundo (6ª e 11ª CRS), Palmeira das Missões (2ª e 15ª), Santo Ângelo (9ª, 12ª, 14ª e 17ª) e Pelotas (3ª e 7ª).

Imunizantes

Esse envio contemplará a primeira entrega da vacina da Janssen aos municípios pelo governo gaúcho. No caso da Coronavac, o novo lote corresponde a 50% do que o Estado recebeu nesta semana. A orientação é para o uso da primeira dose da população, enquanto a outra metade fica reservada pela SES para o segundo procedimento (28 dias depois).

Também devem ser usadas para primeira dose as 147 mil doses de Pfizer. As decisões foram pactuadas em reunião ocorrida nesta semana na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes do Estado e dos municípios.

Situação

Desde o dia 19 de janeiro, mais de 4,4 milhões de habitantes do Estado já receberam a primeira dose de vacina contra o coronavírus, o que representa 72,7% do grupo prioritário (5,25 milhões de gaúchos), 49,1% dos indivíduos vacináveis (8,95 milhões de adultos em geral) e 38,9% da população geral (11,3 milhões) dos 497 municípios.

Já a segunda dose contempla até agora quase 1,76 milhão. De acordo com a base de dados da Secretaria Estadual da Saúde, isso representa 33,6% do grupo prioritário, 19,7% dos indivíduos vacináveis e 15,6% da população geral do Rio Grande do Sul.

A previsão é que, com os demais envios previstos para os próximos meses, o Estado consiga vacinar todas as pessoas acima de 18 anos com ao menos uma dose até 20 de setembro. Isso, é claro, desde que o Ministério da Saúde cumpra a previsão de remessas até lá.

Em mais de quatro meses, o Rio Grande do Sul recebeu cerca de 8,34 milhões de doses. Foram 3,61 milhões da Coronavac-Butantan, 3,98 milhões de Oxford-Astrazeneca-Fiocruz, 652,9 mil da Pfizer-Biontech e 91,8 mil da
Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo gaúcho vai premiar com até 150 mil reais as prefeituras que agilizarem a vacinação
Até 20 de setembro, governo do Estado quer aplicar primeira dose contra o coronavírus em todos os gaúchos adultos
https://www.osul.com.br/cidades-gauchas-recebem-nesta-sexta-feira-quase-340-mil-doses-de-vacinas-contra-o-coronavirus/ Cidades gaúchas recebem nesta sexta-feira quase 340 mil doses de vacinas contra o coronavírus 2021-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar