Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Cientistas brasileiros desenvolvem uma molécula que pode tratar a insuficiência cardíaca

Compartilhe esta notícia:

A molécula foi capaz de impedir a ligação de proteínas que contribuem para a insuficiência cardíaca. (Foto: Reprodução)

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram uma molécula que pode melhorar o tratamento de insuficiência cardíaca – problema que atinge pessoas que tiveram um infarto, doença de Chagas ou até hipertensão. A pesquisa, resultado de dez anos de estudos, foi publicada na revista “Nature Communications”.

Batizada de “Samba”, sigla para ‘Selective Antagonist of Mitofusin 1 and Beta2-PKC Association’, a molécula criada pelos cientistas foi testada em ratos. De acordo com o coordenador do estudo, o professor Julio Cesar Batista Ferreira, da Universidade de São Paulo, ela foi capaz de melhorar o problema no coração dos animais ao impedir a ligação entre duas proteínas que existem nas células do órgão.

Quando elas se juntam, explica Ferreira, essas duas proteínas danificam o “motor” das células do coração – a mitocôndria. Isso faz com que o órgão perca a capacidade de contrair e relaxar: daí surge a insuficiência cardíaca.

Para entender o que acontece em um coração doente, os cientistas examinaram corações descartados de pacientes que tinham recebido um transplante do órgão. A partir dali, descobriram que, em pessoas que tinham desenvolvido o problema, havia essa ligação entre as proteínas.

Com o resultado promissor da aplicação da Samba nos ratinhos, a molécula pode ser, no futuro, uma possibilidade de tratamento para a insuficiência cardíaca em humanos, mas ainda serão necessários mais testes. Segundo Ferreira, os tratamentos atuais para a insuficiência cardíaca, apesar de ajudarem o paciente, não garantem uma boa qualidade ou expectativa de vida. A Samba representa uma possibilidade de efeito adicional ao que já existe hoje, diz.

Os cientistas já solicitaram a patente da molécula e a aplicação dela nos Estados Unidos. Além da equipe da USP, o estudo também teve a participação de pesquisadores da universidade de Stanford e de Case Western, também nos Estados Unidos.

Causas

A insuficiência cardíaca pode ocorrer por várias razões. Causas comuns de insuficiência cardíaca incluem: doença arterial coronariana; ataque cardíaco anterior (infarto do miocárdio); pressão alta (hipertensão); valvulopatias; doença cardíaca congênita (condição desde o nascimento); cardiomiopatia (coração aumentado); endocardite; miocardite (infecção do coração); diabetes.

Sintomas

Sintomas de insuficiência cardíaca não são sempre óbvios. Algumas pessoas em fases muito iniciais da insuficiência cardíaca podem não ter sintoma algum. Outras podem ignorar os sintomas como cansaço ou falta de ar, considerando sinais de envelhecimento.

Às vezes, no entanto, os sintomas de insuficiência cardíaca são mais evidentes. Por causa da incapacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente e fornecer a seus órgãos (como os rins e o cérebro), você pode experimentar uma série de sintomas, incluindo: falta de ar; inchaço dos pés e pernas; falta de energia, sensação de cansaço; dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios; abdômen inchado ou mole, perda de apetite; tosse com muco “espumoso” ou catarro; aumento da micção durante a noite; confusão; memória prejudicada.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A Volkswagen vai abrir mão de ser a líder do mercado para lucrar mais, disse o presidente da empresa
O Ministério Público suspeita que as eleições do ano passado tiveram 60 candidatas-laranja em São Paulo. Em alguns casos, as próprias envolvidas denunciaram os partidos às autoridades
https://www.osul.com.br/cientistas-brasileiros-desenvolvem-uma-molecula-que-pode-tratar-a-insuficiencia-cardiaca/ Cientistas brasileiros desenvolvem uma molécula que pode tratar a insuficiência cardíaca 2019-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar