Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de julho de 2016
Um grupo de cientistas divulgou que o leite produzido por baratas é um dos alimentos mais nutritivos do mundo. Segundo os pesquisadores, as mamães da espécie baratas-besouro do Pacífico (Diploptera punctata) produzem um leite superpoderoso para seus filhotes. O alimento é três vezes mais nutritivo que o leite de búfala, que antes ocupava esse recorde – à frente do leite de vaca e do leite materno.
A descoberta surpreendente foi feita por um grupo de cientistas indianos. O bioquímico no Instituto de Biologia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa em Bangalore, na Índia, Subramanian Ramaswamy, explicou que a maioria das baratas põe ovos, mas as baratas-besouro do Pacífico produzem alimentos para seus embriões.
Cristais.
Os filhotes dessa espécie são gerados em uma bolsa embrionária e se alimentam com uma substância líquida repleta de gorduras, açúcares e proteínas. Dentro do embrião o leite vira cristais que ajudam os insetos a crescerem em uma velocidade incrível.
“É um alimento completo. No saco da ninhada, os embriões engolem o líquido. Lá, as proteínas viram cristais rígidos em suas entranhas. Nada é desperdiçado porque a boca está aberta e a parte traseira está fechada”, explicou o cientista.