Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Cientistas revelam planeta similar a Netuno que pode ter nuvens formadas por água

Compartilhe esta notícia:

O planeta TOI-1231 tem atmosfera intrigante que pode conter nuvens de água. (Foto: Reprodução/Universidade do Novo México)

Um grupo de pesquisadoras da Nasa e da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, anunciou a descoberta na última quarta-feira de um novo planeta a 90 anos-luz da Terra com uma atmosfera que pode conter nuvens formadas por água e não de ácidos, como ocorre em outros astros. Chamado de TOI-1231 b, o exoplaneta, localizado fora do Sistema Solar, orbita uma estrela anã vermelha M, conhecida como NLTT 24399, sendo menor e mais escura do que o Sol.

Os resultados do estudo será publicado na revista The Astronomical Journal e pode ser acessado em formato pré-print, sem revisão de pares, no repositório arXiv.

O grupo conseguiu determinar o raio e a massa do planeta, o que ajudou a calcular sua densidade e inferir a composição. O estudo mostrou que o TOI-1231 b é um planeta gasoso e não rochoso, bastante semelhante em tamanho e densidade a Netuno.

“A baixa densidade do TOI-1231 b indica que ele é cercado por uma atmosfera substancial, não é um planeta rochoso. Mas a composição e extensão desta atmosfera ainda são desconhecidas”, explicou em comunicado Diana Dragomir, professora assistente do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Novo México e colaboradora da pesquisa.

O planeta, ela informa, poderia ter uma grande atmosfera de hidrogênio ou hidrogênio-hélio, ou ainda uma atmosfera de vapor de água mais densa.

“Nossas próximas observações começarão a responder a essas perguntas”, informou a especialista.

Os pesquisadores acreditam que o planeta tem temperatura média de 60 graus, o que o torna um dos mais frios entre os disponíveis para estudos sobre atmosfera.

“Comparado com a maioria dos planetas em trânsito detectados até agora, que normalmente têm temperaturas escaldantes de muitas centenas ou milhares de graus, o TOI-1231 b é gelado. As observações futuras deste novo planeta nos permitirão determinar o quão comum (ou raro) é a formação de nuvens de água”, ressaltou a autora principal do estudo, Jennifer Burt, pós-doutoranda no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia.

Satélite

O TOI-1231 foi descoberto graças ao satélite Transiting Exoplanet Survey (TESS), da Nasa. Lançado em 2018, ele observa diferentes áreas do céu ao mesmo tempo por 28 dias. Até agora, o TESS ajudou cientistas a encontrar exoplanetas que orbitam estrelas como o nosso Sol, bem como as estrelas anãs M.

“Um dos resultados mais intrigantes das últimas duas décadas da ciência dos exoplanetas é que, até agora, nenhum dos novos sistemas planetários que descobrimos se parece com nosso sistema solar. Este novo planeta que acabamos de descobrir ainda tem características específicas, mas está um passo mais perto de se parecer com nossos planetas vizinhos”, afirmou Burt. As informações são da revista Época e de agências internacionais de notícias.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

NASA posta imagem de sistema a 140 milhões de anos-luz da Terra
Chefe da Nasa reclama de lixo espacial e diz: “perigoso e vergonhoso”
https://www.osul.com.br/cientistas-revelam-planeta-similar-a-netuno-que-pode-ter-nuvens-formadas-por-agua/ Cientistas revelam planeta similar a Netuno que pode ter nuvens formadas por água 2021-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar