Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Cinema francês é destaque no Cine Santander

Compartilhe esta notícia:

Filme "Os Guarda-Chuvas do Amor", de Jacques Demy, ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1964. (foto: divulgação)

De 31 de março até 27 de abril, o Cine Santander Cultural dedica sua programação exclusivamente a filmes produzidos na França, país com uma das cinematografias mais ricas da história, e que até hoje influencia novos e velhos diretores do mundo inteiro. A Mostra Cinema Francês traz nove filmes clássicos e nove contemporâneos, todos exibidos em cópias de alta definição, muitos deles pela primeira vez.

Duas sessões comentadas fazem parte da programação: dia 1º de abril, o pesquisador Marcelo Severo fala sobre o clássico do horror “Os Olhos Sem Rosto”, de Georges Franju, uma obra tão influente que é citada até hoje em produções do gênero; dia 15 de abril é a vez de Patrice Pauc, diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, comentar o documentário “Escola de Babel”, de Julie Bertuccelli.

Estão na programação “O Boulevard do Crime”, de Marcel Carné, presença habitual nas listas de melhores filmes já produzidos (com três horas de duração, o filme é exibido sempre às 17h e com um pequeno intervalo no meio), e “Os Guarda-Chuvas do Amor”, obra de Jacques Demy, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1964 e hoje é considerada um dos melhores musicais de todos os tempos.

Filme "Batalhas de Amor", de Jacques Doillon. também integra a programação . (foto: divulgação)

Filme “Batalhas de Amor”, de Jacques Doillon, também integra a programação. (foto: divulgação)

Entre os títulos contemporâneos de diversos gêneros (incluindo documentário, terror, policial e drama), está o multipremiado “Apenas um Suspiro”, romance com Gabriel Byrne, e o documentário “A Escala”, filme de estreia de Kaveh Bakhtiari – o próprio diretor morou durante meses com um grupo de imigrantes ilegais para poder apresentar um retrato fidedigno da clandestinidade em que estas pessoas vivem.

Foi na França que o cinema nasceu oficialmente com o cinematógrafo dos Irmãos Lumière (e a primeira exibição pública de filmes, em dezembro de 1896). Também foi lá que surgiu umas principais revistas de crítica cinematográfica da história, a “Cahiers du Cinéma”, fundada em 1951 por André Bazin, Jacques Doniol-Valcroze e Joseph-Marie Lo Duca. Alguns dos maiores diretores do cinema francês foram colaboradores da revista, como Jacques Rivette, Jean-Luc Godard, Claude Chabrol e François Truffaut.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Ícone sertanejo, Lucas Lucco faz show na Arena do Grêmio neste sábado
Projeto RS Contemporâneo abre calendário de artes visuais 2016 do Santander Cultural
https://www.osul.com.br/cinema-frances-e-destaque-no-cine-santander/ Cinema francês é destaque no Cine Santander 2016-03-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar