Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Cinema russo ganha mostra na Casa de Cultura Mario Quintana

Compartilhe esta notícia:

"Tigre Branco", de Karen Shakhnazarov, abre a programação da mostra. (Foto: Reprodução)

Será realizada a partir desta terça-feira (8), a ​Mostra de Cinema Russo “Mosfilm – 90 Anos” na Sala Paulo Amorim da Cinemateca da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). A entrada para todas as sessões é gratuita.

Fazem parte da programação, filmes pouco conhecidos no Brasil, como "A Mãe", de Gleb Panfilov. (Foto: Reprodução)

Fazem parte da programação, filmes pouco conhecidos no Brasil, como “A Mãe”, de Gleb Panfilov. (Foto: Reprodução)

Ao todo, oito filme participam da seleção. Produções que abarcam diversos períodos do cinema soviético e pós-soviético (ver programação completa abaixo). A programação, que segue até 17 de setembro, começa com a exibição do filme “Tigre Branco”, de Karen Shakhnazarov. O longa retrata os dias finais da Segunda Guerra Mundial e a resistência soviética ao nazismo de forma surpreendente, unindo filosofia e mistério. O filme foi o representante da Rússia ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013.

Integram ainda a mostra, clássicos como “O Velho e o Novo”, de Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov; “Lenin em Outubro”, de Mikhail Romm; “Às Seis da Tarde Depois da Guerra”, de Ivan Pyriev; “Primavera”, de Griori Aleksandrov; “O Retorno de Vassili Bortnikov”, de Vsevolod Pudovkin; além de filmes pouco conhecidos no Brasil, como o documentário “O Fascismo de Todos os Dias, de Mikhail Romm; e “A Mãe”, de Gleb Panfilov (terceira das adaptações do romance de Gorky para o cinema).

"O Retorno de Vassili Bortnikov", de Vsevolod Pudovkin, é outro título exibido. (Foto: Reprodução)

“O Retorno de Vassili Bortnikov”, de Vsevolod Pudovkin, é outro título exibido. (Foto: Reprodução)

O Mosfilm, criado em 1924 e desde 1998 dirigido por Karen Shakhnazarov, década em que foi totalmente renovado e modernizado, abriga um acervo de mais de 2,5 mil filmes de diretores que ajudaram a criar a história do cinema mundial, como Sergei Eisenstein, Aleskandr Dovzhenko, Vsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Gigori Chukhrai, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky e Leonid Gaiday. Atualmente ainda é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que lhe permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade.

Confira a programação completa:

Terça-feira – 8 de setembro
19h30 – Tigre Branco (2012)
Direção: Karen Shakhnazarov. Argumento: Ilya Boyashov. Música: Yury Poteenko (Colorido, 104 min)
Shakhnazarov mescla filosofia e mistério nesta batalha fantástica entre o tanquista Naydenov e um “tanque fantasma” alemão, nos dias finais da 2ª Guerra Mundial. Indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Prêmio Especial do Júri, Melhor Diretor e Melhor Ator (Aleksey Vertkov) no IX Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre.

Quarta-feira – 9 de setembro 
19h30 – O Velho e o Novo (1929)
Direção: Sergei Eisenstein/Grigori Aleksandrov. Roteiro: Sergei Eisenstein/Grigori Aleksandrov (P&B, 121 min)
O mais aclamado dos cineastas soviéticos toma como pano de fundo a coletivização da agricultura para contar como a chegada de uma desnatadeira e um trator podem modificar antigos e tradicionais padrões de pensamento.

Quinta-feira – 10 de setembro
19h30 – Lenin em Outubro (1938)
Direção: Mikhail Romm.  Roteiro: Aleksei Kapler Música: Anatoli Aleksandrov (P&B, 108 min)
Dez anos depois do “Outubro”, de Eisenstein, onde o protagonista são as massas trabalhadoras, Romm aceita o desafio de individualizar e dar vida à figura de Lenin.

Sexta-feira – 11 de setembro
19h30 – Às Seis da Tarde Depois da Guerra (1944)
Direção: Ivan Pyryev. Roteiro: Viktor Gusev. Música: Tikhon Khrennikov (P&B, 94 min)
Musical sobre a saga de dois amantes que, separados pela guerra, prometem reencontrar-se no Dia da Vitória. De 1929 a 1969, Pyryev dirigiu 18 filmes, entre os quais “Cartão do Partido” (1936), “Tratoristas” (1939), “Cossacos de Kuban” (1949).

Sábado – 12 de setembro
19h30 – Primavera (1947)
Direção: Grigori Aleksandrov. Roteiro: Grigori Aleksandrov. Música: Issak Dunayevsky (P&B, 104 min)
Quinta comédia musical estrelada por Liubov Orlova sob a direção de Aleksandrov, cineasta que assina com Eisenstein os roteiros de “A Greve” (1925), “Outubro” (1928), “Linha Geral” (1929), “Que Viva México” (1932). A história se passa nos primeiros anos da reconstrução da URSS, após a 2ª Guerra Mundial.

Domingo – 13 de setembro
19h30 – O Retorno de Vasili Bortnikov (1952)
Direção: Vsevolod Pudovkin. Argumento: Galina Nikolayeva. Música: Kiril Molchanov (Colorido, 82 min)
Dado como desaparecido na guerra, Vassily Bortnikov regressa ao lar e encontra a mulher casada com outro. Último filme do lendário diretor dos clássicos “A Mãe” (1926) e “Tempestade Sobre a Ásia” (1928).

Terça-feira – 15 de setembro
19h30 – O Fascismo de Todos os Dias (1965)
Direção: Mikhail Romm. Roteiro: Mikhail Romm. Música: Alemdar Karamanov (P&B, 130 min)
Narrado pelo próprio diretor, que pôs a alma nesse projeto rico em inovações formais, “O Fascismo de Todos os Dias” é, ainda hoje, considerado por muitos como o mais profundo, completo e impactante documentário produzido sobre o tema.

Quarta-feira – 16 de setembro
19h30 – A Mãe (1989)
Direção: Gleb Panfilov. Argumento: Maksim Gorky. Música: Vadim Bibergan (Colorido, 200 min)
Egresso do VGIK, onde também se formaram Klimov, Tarkovsky, Chukhrai e outros expoentes da sua geração, Panfilov realiza, após Pudovkin (1926), Leonid Lukov (1941) e Mark Donskoi (1956), a quarta filmagem do célebre romance de Maksim Gorky.

Quinta-feira – 17 de setembro
19h30 – Reprise: Tigre Branco

Confira o trailer de “Tigre Branco”:

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Acampamento Farroupilha terá mostra de danças gaúchas
Peça “Caesar – Como Construir um Império” reúne Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia
https://www.osul.com.br/cinema-russo-ganha-mostra-na-casa-de-cultura-mario-quintana/ Cinema russo ganha mostra na Casa de Cultura Mario Quintana 2015-09-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar