Domingo, 12 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Cláudio Castro toma posse como governador do Rio depois do impeachment de Wilson Witzel

Compartilhe esta notícia:

No primeiro discurso, Castro pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19.(Foto: Reprodução de TV)

Depois de oito meses como interino, Cláudio Castro (PSC) assumiu neste fim de semana como governador do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro tem um novo governador. Cláudio Castro tomou posse pela manhã, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). “Declaro empossado e no exercício do cargo de governador do Rio de Janeiro, o senhor Cláudio Castro”, afirmou André Ceciliano, presidente da Casa, durante a cerimônia.

No primeiro discurso, Castro pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19 e prometeu um pacto com a sociedade civil e com os outros poderes.

“Um pacto pela geração de empregos, um pacto pela educação, segurança pública, pela saúde”, afirmou o novo governador.

Castro já estava à frente do estado havia 8 meses, desde que Wilson Witzel (PSC) tinha sido afastado por determinação da Justiça. Ele sofreu impeachment na sexta-feira (30). Por 10 votos a zero, o Tribunal Especial Misto condenou o então governador por crime de responsabilidade após irregularidades na área da Saúde em sua gestão.

Nos últimos 20 anos, além dele, outros 4 governadores do Rio tiveram os nomes envolvidos em esquemas de corrupção.

Cláudio Castro tem 42 anos, é advogado e cantor. Ligado à Igreja Católica, foi eleito pela primeira vez vereador da cidade do Rio em 2016. Dois anos depois, concorreu como vice-governador.

Antes da posse, visitou uma igreja na Zona Sul do Rio, onde participou de uma cerimônia junto com a primeira-dama, Analine Castro.

Castro é aliado do presidente Jair Bolsonaro e disse, em entrevista, que espera ajuda do governo federal para que o Estado do Rio possa sair da crise econômica.

“A situação econômica do nosso estado é muito difícil, precisamos de investimentos. Toda área portuária federal. A Petrobras, que é do governo federal, está aqui, o BNDES, que é do governo federal, está aqui”.

Na tarde de sábado (1°), Cláudio Castro participou de outra solenidade no Palácio Guanabara, a sede do governo do Rio. A secretários e deputados, fez um novo discurso e voltou a defender que quer deixar como marca de seu governo o combate à pandemia e à fome.

“Eu tenho dito que precisamos dar duas vacinas, essa do braço e a outra contra a miséria e a fome. E eu só vou descansar quando toda a nossa população estiver duplamente vacinada, contra a covid e contra a fome”, disse Cláudio Castro.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Uso de conversas obtidas ilegalmente por hackers divide os ministros do Supremo
Bruno Covas decide se licenciar do cargo de prefeito de São Paulo por 30 dias para tratar câncer
https://www.osul.com.br/claudio-castro-toma-posse-como-governador-do-rio-depois-do-impeachment-de-wilson-witzel/ Cláudio Castro toma posse como governador do Rio depois do impeachment de Wilson Witzel 2021-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar