Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de janeiro de 2016
O número de mortes em acidentes nas vias do Brasil aumentou mesmo com o Código de Trânsito Brasileiro, que completou, nessa sexta-feira, 18 anos. A legislação trouxe avanços importantes, como a exigência de equipamentos mais seguros nos carros. Mas o desafio ainda é muito grande. Nesse período, o número de mortes no trânsito cresceu 40%.
A nova legislação introduziu várias novidades para os motoristas do País, com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Para especialistas, no entanto, o mau comportamento do brasileiro ainda é responsável pelo número de sinistros.
“É claro que muita coisa melhorou, mas a verdade é que, de maneira geral, o trânsito continua violento. (…) Eu acho que o brasileiro tem um comportamento muito agressivo no trânsito”, afirmou o sociólogo e consultor em educação para o trânsito Eduardo Biavati.
Entre as novidades trazidas pelo Código de Trânsito Brasileiro estão a fiscalização eletrônica de velocidade e o curso teórico de formação de condutores, além do aumento nos valores das multas e a qualificação de infrações como leves, médias, graves ou gravíssimas. O cinto de segurança, antes um item meramente decorativo em vários automóveis, passou a ser obrigatório. O ato de dirigir depois de beber passou a ser fiscalizado e punido com mais rigor. (AG e Marcelo Brandão/ABr)