Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias A colaboração de pessoas íntimas do ex-presidente Lula levou a Operação Lava-Jato a fechar o cerco contra ele

Compartilhe esta notícia:

Ex-presidente tem sido alvo do chamado "fogo-amigo" em delações. (Foto: ABr)

A colaboração de pessoas que privavam da intimidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou a Operação Lava-Jato a fechar o cerco contra ele. Nas últimas duas semanas, os depoimentos dos empreiteiros Emílio Odebrecht e de Léo Pinheiro, ambos muito próximos a Lula, agravaram as denúncias contra o líder petista. Além disso, o marqueteiro João Santana, responsável por sua imagem pública desde o escândalo do mensalão, também fechou acordo de delação premiada.

A situação pode piorar se o ex-ministro Antonio Palocci confirmar a hipótese que deixou em aberto ao juiz federal Sérgio Moro, colocando-se à disposição da força-tarefa para támbém colaborar com as investigações do escândalo de corrupção na Petrobras.

Após mais de três anos de Lava-Jato, Lula já é réu em cinco ações penais, e a nova leva de delações que o envolve agrava sua situação porque esses delatores fecham algumas pontas soltas de histórias sob apuração. Depois desses depoimentos, a defesa do ex-presidente subiu o tom, estendendo o enfrentamento aos demais procuradores e reforçando as baterias junto a outras instâncias.

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente, disse ter a impressão de que, na Lava-Jato, “advogados de delatores são tratados de forma diferente dos demais defensores”. Em uma reação ao suposto tratamento diferenciado, ele encaminhou à PGR (Procuradoria-Geral da República um pedido de apuração sobre a conduta dos procuradores, que teriam condicionado a assinatura do acordo de delação do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro a alguma informação que incriminasse Lula. O recurso ainda não foi julgado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O governo federal editou um decreto para acelerar o cancelamento de 151 mil benefícios sociais irregulares
O prefeito de Porto Alegre agradeceu o apoio do governo do Estado durante a ocupação da prefeitura por servidores municipais
https://www.osul.com.br/colaboracao-de-pessoas-intimas-ex-presidente-lula-levou-operacao-lava-jato-fechar-o-cerco-contra-ele/ A colaboração de pessoas íntimas do ex-presidente Lula levou a Operação Lava-Jato a fechar o cerco contra ele 2017-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar