Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de agosto de 2015
A primeira ação do projeto-piloto da coleta itinerante de lâmpadas fluorescentes terá início neste sábado, em Porto Alegre, com um ponto que será instalado no Grêmio Náutico União, Sede Alto Petrópolis, localizado na rua Armando Pereira Câmara, sem número, entre as 9h às 17h. Quem quiser participar pode levar até cinco lâmpadas fluorescentes por pessoa ao local de coleta, no horário estipulado.
O recolhimento e a destinação adequada ao resíduo serão divididos entre as empresas Recilux e Apliquim Brasil. A cada edição, uma das empresas fará o encaminhamento das fluorescentes.
Porto Alegre terá um projeto-piloto para implantação da logística reversa na gestão de resíduos de lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista. A decisão foi tomada por meio da assinatura de um termo de cooperação entre o Ministério Público (pelos Centros de Apoio do Consumidor e do Meio Ambiente) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana, com as empresas Recilux e a Apliquim Brasil Recicle.
A campanha
A Coleta Itinerante de lâmpadas fluorescentes integra a campanha ReciclaPoa. O objetivo é sensibilizar a população para o descarte adequado dos resíduos.
Porto Alegre implantou a Coleta Seletiva em 7 de julho de 1990. Ao longo destes 25 anos, o serviço tornou-se referência na América Latina e passou a atender 100% dos bairros, duas vezes por semana. No Centro Histórico, desde 2012, a coleta ocorre três vezes por semana.