Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Com o adiamento dos Jogos de Tóquio, a Fifa estuda alterar o limite de idade dos atletas do futebol olímpico

Compartilhe esta notícia:

No caso da Seleção Brasileira Olímpica, 11 atletas vão estourar a idade. Entre eles, Matheus Henrique. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Fifa vai estudar se altera o limite de idade dos atletas que vão disputar o torneio de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para 2021.

A medida teria como objetivo não punir os atletas sob risco de “estourar” a idade com o adiamento das Olimpíadas. As regras do torneio de futebol olímpico determinam o limite de 23 anos – com três exceções. A ideia seria aumentar para 24 anos.

No caso específico da Seleção Brasileira Olímpica, 11 atletas vão estourar a idade. Entre os que são prejudicados estão Lucas Paquetá, do Milan, e Matheus Henrique, do Grêmio, que já fizeram parte da seleção principal.

Minutos depois de o COI (Comitê Olímpico Internacional) e o governo do Japão terem anunciado o adiamento dos jogos, a Fifa divulgou o seguinte comunicado:

“A Fifa acredita firmemente que a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em atividades esportivas devem sempre ser a maior prioridade e, como tal, saudamos a decisão de COI de hoje. Além da decisão do COI, a FIFA trabalhará com as partes interessadas para tratar de todos os principais assuntos relacionados a este adiamento.”

Também estão na pauta da Fifa rever todos os contratos relacionados a Olimpíada, além de redesenho do calendário e discussões com os clubes sobre liberação de jogadores.

COB

O presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Paulo Wanderley, comemorou a notícia de que o Japão anunciou que definiu com o COI o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que seriam realizados entre 24 de julho e 9 de agosto.

Ele se disse “aliviado” com a decisão tomada nesta terça-feira (24).

“O Comitê Olímpico do Brasil está aliviado com essa informação. E eu acho que a maioria dos comitês olímpicos nacionais e, com certeza, os nossos atletas, que é com quem tínhamos a maior preocupação e cuidado. Oferecer a possibilidade de uma melhor preparação para Tóquio. Na verdade, continuará sendo Tóquio 2020”, afirmou.

A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições. A nota oficial não informa uma nova data para as competições, mas diz que deverão ocorrer até o verão de 2021.

Há três dias, o COB havia defendido o adiamento por um ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio por causa da pandemia do coronavírus.

Diretor-geral da entidade brasileira, o campeão olímpico Rogério Sampaio disse que a operação agora será para reacomodar o que já havia sido planejado de olho em tornar a preparação dos atletas mais eficaz para 2021.

“Vamos continuar o trabalho de preparação da delegação com base no que já havíamos feito para julho deste ano. Mas, é claro, trata-se de uma situação nova em que temos diversas questões que precisamos buscar respostas. Teremos que replanejar, fazer novos estudos, falar com nossos patrocinadores e fornecedores, conversar com as nossas bases no Japão, entre outros. Seguiremos trabalhando para oferecer uma estrutura de excelência ao Time Brasil”, comentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Tinga nega envolvimento em formação de pronunciamento do presidente Bolsonaro: “Não tem cabimento”
O Campeonato Alemão foi adiado pelo menos até o dia 30 de abril
https://www.osul.com.br/com-adiamento-da-olimpiada-a-fifa-estuda-alterar-o-limite-de-idade-do-futebol/ Com o adiamento dos Jogos de Tóquio, a Fifa estuda alterar o limite de idade dos atletas do futebol olímpico 2020-03-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar