Quinta-feira, 29 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de setembro de 2015
Uma das artista americanas mais respeitadas da atualidade, a cantora, compositora e performer Meredith Monk faz show na capital gaúcha dentro da programação da 22ª edição do Porto Alegre em Cena. As apresentações ocorrem nesta quinta (3) – espetáculo que marca a abertura do festival – e sexta-feira (4), às 21h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº). Os ingressos estão esgotados.
Meredith sobe ao palco acompanhada do grupo Vocal Ensemble para apresentar o espetáculo “The Soul’s Messenger”. O grupo é formado por Katie Geissinger (voz), Allison Sniffin (voz e teclado) e Bohdan Hilash (instrumentos de sopro de madeira). No repertório, devem estar seleções da cantata teatral “Juice” (1969), da ópera “Atlas” (1991) e das composições “Songs from the Hill” (1976) e “Mercy” (2001), entre outras.
Meio século
Completando 50 anos de carreira, Meredith construiu um singular repertório de canções, discos e concertos que a tornaram uma das mais emblemáticas figuras das artes cênicas dos anos 1960 em diante, principalmente por conta de suas inovações vocais, incluindo uma vasta gama de técnicas estendidas. Ela influenciou o trabalho de diversos artistas, como Bruce Nauman e Björk, com quem, aliás, prepara um novo trabalho (a artista ainda não revelou detalhes da parceria).
Contemporânea de ícones da música minimalista e experimental, como Steve Reich e Philip Glass, a artista ainda é queridinha de diretores de cinema, estando presente em trilhas sonoras de Jean-Luc Godard e dos Irmãos Coen. Um dos seus últimos trabalho foi a trilha da aclamada série de TV “True Detective”.