Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 11 de abril de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Os apoiadores do ex-presidente Lula ainda terão pela frente muitos anos de mobilização para criticar a sua prisão. Embora já preso e condenado no caso do triplex do Guarujá, o ex-presidente responde hoje a outras seis ações e a uma denúncia. Alguns juristas fazem uma projeção hipotética, levando em conta condenações médias dessas novas acusações. Isso poderá elevar as penas ao máximo de 118 anos, já considerados os 12 anos e um mês referentes ao caso do triplex. Se os juízes considerarem o limite mínimo, então seriam 29 anos extras de reclusão.
Lula fora das pesquisas
O Instituto Datafolha já adotou a providência de excluir o nome de Lula das suas próximas pesquisas de intenção de voto para presidente da República. A justificativa: enquadrado na Lei da Ficha Limpa, não está apto a concorrer.
Servidores fazem lobby pelos 5,58%
É muito forte o lobby dos servidores do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas , Defensoria Pública e do próprio Legislativo estadual pela aprovação das propostas de reajuste dos salários em 5,58% retroativos a 1° de janeiro.
Líder do governo vê Impedimentos
A inclusão em pauta dessas propostas tem encontrado resistência do líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB). Ele sustenta que, além de não terem passado na CCJ, as matérias contrariam a Lei Eleitoral, que proíbe o aumento dos servidores em até 180 dias da eleição e até a posse dos eleitos. Também lembra que, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, também não poderiam ser sancionados aumentos que seriam pagos no mandato seguinte
Moro em Porto Alegre elogia Rosa Weber
O juiz federal Sérgio Moro, que esteve ontem em Porto Alegre participando do Fórum da Liberdade, elogiou a posição da ministra do STF Rosa Weber no recente voto em que ela se posicionou contra a concessão do habeas corpus ao ex-presidente Lula. Moro considerou o voto da ministra “interessante” e comentou que “é preciso fugir do debate ideológico. Corrupção não é de direita ou de esquerda. Existem políticos bons e ruins nos partidos”.
Campanha para erradicação do câncer
Terá inicio em maio em São Pedro do Sul o projeto de erradicação do câncer de colo do útero, segundo câncer mais comum entre as mulheres, conforme a Organização Mundial da Saúde. A confirmação é da deputada Liziane Bayer (PSB), autora da proposta que recebeu apoio da Assembleia Legislativa e do prefeito do município, Victor Doeler. O projeto na terra natal da deputada será um case pioneiro, semelhante ao aplicado no Principado de Mônaco, onde obteve importantes resultados. Os recursos foram garantidos com a liberação pelo Tesouro Nacional de R$ 200 mil reais de uma emenda parlamentar do deputado federal José Stédile (PSB).
Após janela, conservadores crescem na Câmara
Após a janela de filiações, uma constatação: cresceram as bancadas conservadoras. O PP, que tornou-se a segunda bancada da Câmara Federal tem agora 54 deputados e está atrás apenas do PT (com 57). Foram 16 adesões ao PP desde a eleição de 2014. O DEM, que nasceu de um racha da Arena para apoiar Tancredo Neves em 1985, dobrou a bancada — de 21 para 44 integrantes.
Para alguns ministros, STF virou bico
O Supremo Tribunal Federal parece tornar-se cada vez mais um bico para alguns ministros. Depois de sessões suspensas porque ministros haviam marcado viagens para o mesmo horário da sessão, nesta quarta-feira o ministro Ricardo Lewandowski terá de ausentar-se às 18 horas. Nesse horário, ele marcou o lançamento do seu mais recente livro: “Pressupostos materiais e formais da intervenção federal no Brasil”.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.