Domingo, 03 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Com votação do orçamento travada no Congresso, o governo do presidente Donald Trump nos Estados Unidos iniciou a sua terceira paralisação parcial

Compartilhe esta notícia:

Alguns funcionários federais podem ficar sem o pagamento do Natal. (Foto: Reprodução)

O governo dos Estados Unidos iniciou, a partir da meia-noite deste sábado (22) – 3h em Brasília –, um fechamento parcial por falta de fundos depois que republicanos e democratas não chegaram a um acordo orçamentário no Congresso para as exigências do presidente Donald Trump a respeito do muro da fronteira com o México.

Trata-se do terceiro fechamento administrativo que Trump enfrenta este ano, após o primeiro, em janeiro, que se prolongou por três dias, enquanto o segundo, em fevereiro, durou apenas algumas horas.

Embora os dois partidos tivessem concordado com um orçamento na quinta-feira (20), o presidente se negou a assiná-lo por não incluir os mais de US$ 5 bilhões para a construção do muro que ele havia exigido, levando assim o governo ao fechamento atual, diante da recusa dos democratas em apoiar esses fundos.

As negociações no Congresso norte-americano serão retomadas depois das 12h deste sábado (15h em Brasília). O orçamento precisará da aprovação de 60 senadores.

Ao menos, o governo conseguiu convencer a maioria simples dos senadores em uma votação preliminar. Isso garante, na prática, que o assunto seja debatido até a chegada de um acordo final.

Governo parado

A paralisação parcial ocorre porque impede o financiamento de algumas agências, como departamentos de Segurança Interna, Justiça e Agricultura. Alguns funcionários federais, inclusive, podem ficar sem pagamento do Natal.

A vantagem para Trump é que os programas governamentais estão financiados até 30 de setembro de 2019, incluindo os dos Departamentos de Defesa, Trabalho e Saúde e Serviços Humanos.

O próprio presidente Trump já previa que o acordo não ocorreria a tempo. “Se os democratas votarem não, vai haver uma paralisação que vai durar por muito tempo”, escreveu ele em um tuíte.

A opinião de Trump mudou ao longo do debate sobre o orçamento para o muro. O presidente chegou a bater boca com congressistas do Partido Democrata tentando forçar a aprovação. No entanto, ele voltou atrás e disse que buscaria “outras formas” de financiar a obra. Recentemente, o republicano mudou mais uma vez de ideia e insistiu que o Congresso aprovasse o orçamento.

Muro

Donald Trump reconheceu na sexta-feira (21) haver uma grande chance de o Senado não aprovar sua exigência de 5 bilhões de dólares para financiar projeto de construir um muro na fronteira com o México.

Antes de uma reunião com senadores republicanos na Casa Branca, Trump escreveu no Twitter que “os democratas são agora responsáveis pela paralisação”, mesmo que na semana passada, ele tenha dito que se sentia “orgulhoso” em paralisar o governo em nome da segurança na fronteira. “Vou ser eu que vou paralisar [o governo]”, afirmou então. “Se os democratas votarem não, vai haver uma paralisação que vai durar por muito tempo”, escreveu ele em um tuíte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Uma vistoria na prisão mostrou que o governador do Rio de Janeiro tinha dólares, euros e outras moedas estrangeiras em sua cela. A quantia encontrada supera o limite permitido para detentos
Poucos dias antes da sua posse, Bolsonaro decidiu se isolar e descansar na Ilha da Marambaia, onde passará o Natal com sua família
https://www.osul.com.br/com-votacao-do-orcamento-travada-no-congresso-o-governo-do-presidente-donald-trump-nos-estados-unidos-iniciou-a-sua-terceira-paralisacao-parcial/ Com votação do orçamento travada no Congresso, o governo do presidente Donald Trump nos Estados Unidos iniciou a sua terceira paralisação parcial 2018-12-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar