Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Comissão aprova por unanimidade parecer pela perda do mandato de Jardel

Compartilhe esta notícia:

Processo de cassação de Jardel segue para o Plenário da Casa. (Foto: Wilson Cardoso/AL-RS)

Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do RS, aprovou nesta terça-feira (21) o parecer favorável do deputado Elton Weber (PSB) a projeto de resolução da Comissão de Ética Parlamentar que declara a perda de mandato do deputado Mário Jardel (PSD). O projeto segue agora para apreciação pelo plenário da Casa.

Foi discutida, durante a reunião, a possibilidade de o advogado do parlamentar se pronunciar. No entanto, os deputados entenderam que já havia sido assegurado amplo direito à defesa e que o processo seguiu todos os preceitos do Código de Ética Parlamentar, cabendo à Comissão de Constituição e Justiça examinar o tema somente quanto à sua juridicidade, legalidade e constitucionalidade. A defesa do deputado afirmou que recorrerá, alegando que não houve ampla defesa para o parlamentar.

Denúncia

O deputado e ex-jogador de futebol foi denunciado pelo Ministério Público por integrar um esquema com objetivo de obter vantagens financeiras, mediante a prática de crimes contra a administração pública, como peculato e concussão, além do uso de documentos falsos e da lavagem de dinheiro. Verbas públicas referentes a diárias fictícias foram desviadas. O gabinete de Jardel ainda manteria “funcionários fantasmas” e havia exigência de repasse de parte de salários e de verbas indenizatórias de servidores. Foram desviados cerca de R$ 212.203,75 entre abril e novembro de 2015.

O advogado e assessor parlamentar Christian Vontobel Miller, o chefe de gabinete Roger Antônio Foresta, o coordenador-geral de bancada do PSD, Ricardo Fialho Tafas, e o chefe de gabinete do líder da bancada do PSD, Francisco Demetrio Tafras, também são acusados de fazer parte do esquema.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Tribunais de Contas querem que Temer vete projeto de lei que livra gestores públicos que agirem de forma negligente
Donald Trump avisou a Rússia que a Síria será alvo de mísseis dos Estados Unidos após ataque químico: “Vocês não deveriam ser parceiros de um animal que mata pessoas com gás”, disse o presidente americano
https://www.osul.com.br/comissao-aprova-por-unanimidade-parecer-pela-perda-do-mandato-de-jardel/ Comissão aprova por unanimidade parecer pela perda do mandato de Jardel 2016-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar